Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Reabertura da Biblioteca e da Escola de Música entre os projectos culturais estruturantes

Sal Rei, 18 Out (Inforpress) – A restruturação da Biblioteca Municipal e a reabertura da Escola de Música, que passaram a funcionar no Centro de Arte e Cultura, são alguns dos projectos da autarquia boa-vistense para dinamizar o sector cultural na Boa Vista.

A informação foi dada à Inforpress pela directora da Cultura, Lady Diana, a propósito das actividades que Câmara Municipal da Boa Vista tem em agenda para Outubro, mês da Cultura.

Para começar, a partir de hoje, Dia Nacional da Cultura, o Centro de Arte e Cultura (CAC) acolhe uma exposição mista que junta o tradicional e o moderno, numa mostra que inclui objectos da antiguidade com outros diferentes tipos de arte como cestaria e cerâmica.

Entretanto, dos planos em carteira considerados estruturantes, Lady Diana destacou a restruturação da Biblioteca Municipal, estrutura que se encontrava fechada desde Fevereiro deste ano, com vista a torná-la dinâmica e funcional já a partir do mês de Novembro.

Isto porque conforme a responsável, constatou-se que a biblioteca não estava nada atractiva e, praticamente não recebia pessoas, pelo que certificou, a nova biblioteca vai ter áreas para crianças, de multimédia, leitura e de pesquisa.

E para a reorganização da instituição, avançou que nesta semana chega uma técnica da Biblioteca Nacional para ajudar neste processo de restruturação, nomeadamente através de formações na área bibliotecária.

A abertura de inscrições, “brevemente”, para o reinício do ensino de aulas de violão, violino e flauta é outro foco da edilidade para Outubro, mês da cultura, segundo a directora.

Para ambos os projectos, Lady Diana informou que a edilidade está a trabalhar na aquisição de equipamentos e materiais e organização dos espaços e obras como pintura geométrica na parede do Centro de Arte e Cultura, onde passará a funcionar estas duas instituições.

Nessa linha cronológica de reativação de programas culturais no CAC, a directora da Cultura informou que outras actividades artísticas paralelas já decorrem, como aulas de dança, ritmos tradicionais e contemporâneo.

“A câmara quer dar nova dinâmica ao sector cultural na ilha, e, para isso, temos na agenda para o mês que se dedique a cultura nacional, dar especial atenção aos projectos estruturantes que trazem nova dinâmica e outras valências para o sector na ilha”, disse.

E por se estar também no mês dos idosos, a directora contou que em conjunto com o Gabinete de Acção Social têm um programa com actividades já iniciadas em todos os povoados para levar momentos culturais aos idosos da ilha.

“Para fechar o mês vamos reunir com músicos e artesãos para uma conversa aberta”, afirmou, observando ser esta uma forma de lhes dar uma atenção ouvindo as suas preocupações, problemas, e, sobretudo, sobre o que esperam da edilidade.

Antes disso, Lady Diana indicou que está programado um workshop na área da construção de monumentos e estátuas, com o escultor são-vicentino Ró d´Interart Culture. E durante a parte prática da formação se vai reparar o monumento, situado em frente ao pátio do CAC, que homenageia os músicos da Boa Vista.

Quanto ao teatro, a directora da Cultura informou que, no dia 24 de Outubro, o grupo Casa Nova vai representar a ilha da Boa Vista na quinta edição do Festival Internacional de Teatro do Atlântico (TEARTI), que acontece na Cidade da Praia.

VD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos