Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Raquel Lima passa a presidir núcleo local da Associação Cabo-verdiana da Luta Contra o Cancro

Sal Rei, 21 Nov (Inforpress) – Os membros do núcleo da Boa Vista da Associação Cabo-verdiana da Luta Contra o Cancro (ACLCC) tomaram posse na noite sábado, 20, durante a cerimónia que conduziu a enfermeira Raquel Lima a presidente deste órgão local.

Durante a cerimónia de posse, no Centro de Artes e Cultura (CAC), a presidente Raquel Lima disse que assume a liderança com responsabilidade e agradeceu em nome dos colegas também empossados a gratidão pela confiança na equipa.

Na ocasião, prometeu, ao lado dos colegas, “tudo fazer para não defraudar” essa confiança, assegurando que se compromete em cumprir as tarefas, que classificou de “árduas”, mas “dignas de empenho,  esforço e dedicação”.

“Sabemos que a problemática do cancro é algo que preocupa e que aflige a todos, não se trata, portanto de um problema exclusivo do Estado, do Governo ou do Ministério da Saúde, e das suas estruturas locais”, apontou, considerando ser um fenómeno global, daí alertar para “a responsabilidade, empenhamento e engajamento de todos”.

E mesmo tendo conhecimento das alterações das actividades da prevenção contra o cancro, devido à pandemia da covid-19, Raquel Lima indicou o que pretende fazer para que também as campanhas de luta contra o cancro tenham “o maior sucesso possível”, em prol da saúde das mulheres e dos homens.

Raquel Lima congratulou-se pelo facto de as associações não terem deixado de realizar as actividades do Outubro Rosa, criado para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce sobre o cancro de mama, que este ano sofreu modificações, devido às medidas impostas pela pandemia da covid-19.

“Senhoras e meninas tenham em devida conta que a prevenção a este tumor maligno que ataca o tecido mamário não pode parar”, alertou.

Sobre o Novembro Azul, a mesma disse que ainda se vai “a tempo de apanhar o comboio antes do término do mês de Novembro”, para contribuir nas actividades sobre a prevenção do cancro da próstata, organizadas no âmbito da parceria estabelecida entre a câmara municipal e a Delegacia da Saúde da Boa Vista.

“O cancro da próstata mata também entre 40 a 45 cabo-verdianos por ano e ele é a primeira causa de morte por cancro no nosso país”, disse, destacando embora o aumento da adesão da dos cabo-verdianos ao rastreio do cancro, sublinhou que é preciso “mais sensibilização”.

A enfermeira certificou ainda que o núcleo passará também a contribuir durante as actividades realizadas pela ACLCC no “Março – mês da mulher”, em que espera poder contar com a participação de todos.

Por seu lado, a presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), Cornélia Pereira, observou que o facto de se constituir o núcleo após quatro meses do lançamento da ideia da sua criação, e sem que tivesse tomado posse, enalteceu o trabalho feito junto das comunidades na vertente da prevenção do cancro da mama, colo uterino e da próstata.

Para o delegado de Saúde da Ilha da Boa Vista, Elton Brito, foi com agrado este ano receber ACLCC que fez trabalhos de sensibilização na ilha, registrando a adesão tanto de homens e mulheres nos exames de despiste ao colo de câncer de mama, de útero e de próstata, e por isso agradeceu a Cornélia Pereira pela disponibilidade, e colaboração para que as actividades corressem da melhor forma que aconteceu.

“No decorrer das actividades a presidente da associação lançou uma proposta, colocou a semente e sugeriu a criação deste núcleo”, relembrou Elton Brito, que sublinhou o “interesse e importância” desta ideia abraçada pelas pessoas, hoje concretizada na tomada de posse do núcleo, que terá este cariz “preventivo, social, emocional e psicológico para todas as pessoas na ilha da Boa Vista”.

VD/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos