Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Projecto Tartaruga Boa Vista recolhe 350 quilos de resíduos em campanha subaquática (c/áudio)

Sal Rei, 08 Jun (Inforpress) – O projecto Tartaruga Boa Vista recolheu hoje cerca de 350 quilos de resíduos sólidos no mar e nas praias da cidade de Sal Rei, envolvendo 30 pessoas numa campanha de limpeza subaquática.

Durante a manhã de hoje, mergulhadores e voluntários com auxílio de botes e caiaques deram início à campanha de limpeza subaquática para retirar da praia de Diante e da praia de Estoril resíduos sólidos que se encontravam ao fundo do mar e em terra nessas praias balneares, nomeadamente, ferros, garrafas de plásticos, cordas, redes e pneus.   

Em declarações aos jornalistas a bióloga, Katia D´Assunção, disse que esta actividade enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial dos Oceanos que se assinala, este ano, sob o lema “oceanos: vida e subsistências”, explicando que a maior parte da vida e da subsistência humana encontra-se no mar, daí a importância da função dos oceanos para o equilíbrio dos ecossistemas, no geral.

Organizada pelo projecto Tartaruga Boa Vista (PTBV), esta actividade foi implementada com o envolvimento de algumas ONG que actuam na Boa Vista, nomeadamente, a Cabo Verde Natura 2000, a Fundação Tartaruga, a BIOS.CV, além do Ministério da Agricultura e Ambiente, e conta com financiamento da Fundação MAVA.  

 “Conseguimos retirar cerca de trezentos e cinquenta quilos de resíduos sólidos”, disse Katia D´Assunção conferindo que em duas horas da campanha de limpeza subaquática, os resíduos foram recolhidos com auxilio um bote e dois caiaques. 

Entretanto a mesma fonte diz-se consciente de que a quantidade de resíduos sólidos no fundo do mar é maior, razão porque planeia realizar actividades idênticas, não só, em datas alusivas a comemorações ambientais, mas também com a elaboração de um programa para limpar o ambiente das praias do litoral da cidade de Sal Rei.  

Katia D´Assunção apelou para que as pessoas tenham atenção ao que deixam nas praias de mar, que não deixem nenhum resíduo nas praias, porque o lixo vai sempre parar ao mar, o que põe em causa a vida marinha.  

VD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos