Boa Vista: Primeiro-ministro anuncia chegada de água potável à zona Norte em Agosto

Sal Rei, 14 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que o projecto de dessalinização de água potável à zona Norte estará concluído em Agosto, para melhorar a capacidade de abastecimento e qualidade de água para a população.

Ulisses Correia e Silva deu esta garantia durante a apresentação dos projectos no Norte, explicando que o executivo está a dar satisfação a uma “grande reivindicação da população” que há muito manifestava a necessidade de ter água potável em condições nas três comunidades de Fundo das Figueiras, João Galego e Cabeça dos Tarafes.

“Com a conclusão das obras, com a instalação de uma dessalinizadora para água chegar à casa das pessoas em boas condições e com os outros projectos lançados, incluindo o da Povoação Velha, vamos cobrir 100% das necessidades das populações nas zonas norte da Boa Vista”, afirmou o primeiro-ministro, conferindo ser este um “compromisso que o Governo está a concretizar”.

Ainda segundo garantias do chefe do Governo, os trabalhos arrancam no mês de Março e estarão concluídas no mês de Agosto, o que vai permitir resolver o problema de água na zona Norte, que chegará às casas através das redes de conduta.

O chefe do Governo acredita que a chegada da água vai melhorar significativamente não só o abastecimento da água em quantidade às comunidades, como também a sua qualidade.

Este projecto de abastecimento de água potável na zona Norte (João Galego, Fundo das e Figueiras, e Cabeça dos Tarafes) consiste na construção de uma central de dessalinização e remineralização de água em Fundo das Figueiras, equipamento do furo com bomba submersível, instalação de uma conduta elevatória de água e uma central de dessalinização, com uma extensão de 0,71 quilómetros.

Este projecto contempla ainda uma estação elevatória de água potável, nos espaços da central de dessalinização, a ser equipada com duas electrobombas, condutas elevatórias, redes de distribuição ramificadas, sendo em João Galego, com uma extensão de 2,86 quilómetros, Fundo das Figueiras com uma extensão de 2,31 quilómetros e em Cabeça dos Tarafes, com uma extensão de 2,41 quilómetros.

O projecto de abastecimento de água potável na zona Norte, iniciado este mês, vai beneficiar 353 famílias a partir do mês de Agosto, data prevista para o seu término.

O primeiro-ministro presidiu também no sábado ao acto de descerramento das placas dos projectos de abastecimento de água potável à rede pública nas localidades de Povoação Velha, Estância de Baixo e Bofareira.

VD/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos