Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Presidente da Associação Varandinha diz que “é preciso uma reflexão séria sobre a pesca na ilha”

Sal Rei, 05 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação Varandinha de Povoação Velha (AVPV), Henrique Cruz, afirmou hoje que é preciso pensar seriamente sobre a pesca na ilha da Boa Vista, a começar pela união dos pescadores.

Henrique Cruz fez esta declaração no final de um evento que aconteceu hoje no Centro de Arte e Cultura (CAC) para comemorar o dia nacional do pescador, evento financiado pelo Ministério da Economia Marítima.  

O presidente da associação explicou que se sentiu motivado para organizar este evento porque quis que os pescadores da ilha reflectissem sobre este sector e falassem um pouco sobre a situação real que se vive em termos de pesca, principalmente, “devido à falta de um porto, de um arrastador e de unidades de frio”.  

Entretanto o dirigente associativo lamentou a fraca adesão dos homens do mar a este evento na ilha que, de momento, tem cerca de 150 a 200 trabalhadores desta área.  

Henrique Cruz acredita que, participar deste evento, seria uma forma de dar um pontapé de saída para que, nos próximos anos, pudessem dizer que se fez alguma coisa para o desenvolvimento das pescas na ilha da Boa Vista.  

Para o dirigente da associação, o pescador é um homem que dá tudo para a comunidade, é o grupo de pessoas que sofre muito, com problemas do mar, por isso entende que é uma área difícil, e que os pescadores deviam ter uma postura diferente, principalmente na ilha da Boa Vista.  

“Temos de pensar seriamente a questão das pescas na ilha da Boa Vista, a começar pela organização dos nossos pescadores, caso contrário teremos problemas graves em construir uma Boa Vista diferente nesta aérea, e de mostrar às entidades que estamos organizados para que possamos participar neste desenvolvimento”, afirmou.  

Ainda na óptica do presidente da Associação Varandinha, têm de ser as pessoas os pontos essenciais de projectos com apresentação de propostas concretas para que o sector das pescas se desenvolva, com a participação dos pescadores, dos amigos do mar e de todos aqueles que querem ver o sector das pescas desenvolvido na ilha da Boa Vista.  

Durante o evento realizado pela Associação Varandinha foram apresentados três painéis, nomeadamente, “a segurança em alto mar”, apresentado pela delegada do IMP, Aleida Andrade, “plano de gestão das pescas”, proferido pelo inspector Emanuel Nunes, e o presidente da Associação Varandinha de Povoação Velha, apresentou o tema “a conservação do pescado”.  

VD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos