Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Preparativos para eleições presidenciais estão “operacionais e bem encaminhados” – CNE

Sal Rei, 16 Out (Inforpress) – O delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE), na Boa Vista, Eliseu Almeida, informou hoje que está tudo relativamente operacional para as eleições presidenciais de domingo, estando inscritos 7.868 eleitores, para as 22 mesas de voto.

Em declarações à Inforpress, Eliseu Almeida avançou estas informações, na cidade de Sal Rei, quando se encontrava no terreno cumprindo mais um dia de organização e preparação da logística para as eleições presidenciais de domingo.

“Eu acho que as coisas já estão relativamente operacionais, já temos toda a logística montada e todos os preparativos já estão bem encaminhados”, disse, salvaguardando, entretanto que, ainda, há alguns materiais que faltam ser entregues.

Para isso, o delegado da CNE garantiu que os mesmos terão que ser hoje remetidos aos presidentes das mesas de escrutínio, e também no domingo, ressalvando, caso houver algum imprevisto.

Para o círculo eleitoral da ilha da Boa Vista, Eliseu Almeida precisou que há 7.868 eleitores inscritos, para 22 mesas de assembleia de votos, sendo 13 na cidade de Sal Rei, três na localidade de Rabil, e uma em cada um dos restantes povoados da ilha (Estância de Baixo, Bofareira, Povoação Velha, e nas três zonas da região Norte da ilha).

“Gostaria de apelar aos eleitores para que aproveitem este momento de reivindicação, porque não há melhor forma de reivindicar se não através do sufrágio”, apelou, justificando que o voto não deixa de ser uma manifestação.

Por isso, ajuntou o mesmo que este é um momento exacto do povo usufruir do poder que tem em mãos, para decidir quem irá representá-lo na Presidência da República.

Quanto às condições sanitárias, devido à conjuntura que se vive por causa da covid-19, o responsável da CNE na ilha asseverou que se vai tomar todas as medidas necessárias, como higienização das salas de voto, uso de álcool gel e máscaras.

Para garantir que estas medidas sejam respeitadas e cumpridas, Eliseu Almeida assegurou que, em cada mesa de assembleia de voto, haverá uma pessoa responsável pela limpeza das salas, distribuição de máscaras e álcool-gel, para higienização das mãos.

O delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na Boa Vista reiterou o apelo para que as pessoas aproveitem a oportunidade de ir às mesas de assembleia de escrutínio, para exercitar o direito de voto.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos