Boa Vista: Porto de Sal Rei terá brevemente uma rampa para ajudar no transporte e ligação marítima

Sal Rei, 12 de Abr (Inforpress) – O porto de Sal Rei terá brevemente a rampa, onde os navios fast ferry Liberdade e Crioula vão poder atracar, “para ajudar no transporte e ligação marítima”, informou o secretário de Estado Adjunto da Economia Marítima, Paulo Veiga.

No segundo dia de visitas a Boa Vista, o governante informou que “está prevista para chegar à ilha, ainda este mês, e em meados de Maio estará instalada a rampa que vai permitir os navios Crioula e Liberdade atracarem, para ajudar no transporte e ligação marítima”.

Durante a visita ao porto de Sal Rei, o secretário de Estado constatou que, devido às obras no cais de cabotagem, os turistas fazem as excursões em “más condições” utilizando o cais de pesca na praia d´diante.

Perante este impasse, o governante informou que existe um concurso para “em breve” criar uma marina na ilha da Boa Vista que “vai colmatar este problema”.

“A Enapor está também a estudar a possibilidade de dentro da área portuária criar um pontão para resolver esta questão mais rápido possível”, avançou, o secretário de Estado, que averiguou ainda, “a necessidade de ter uma gare marítima no porto”.

O secretário de Estado, Paulo Veiga, garantiu também que “irá discutir com o conselho de administração da Enapor – Portos de Cabo Verde, o desenvolvimento de um projecto desta natureza”.

Já sobre o encontro com as ONG ambientais, o governante, informou que “se estabeleceu o acordo com a Direcção Geral dos Recursos Marinhos, e o Instituto Marítimo Portuário (IMP), delegação de Ministério da Agricultura e Ambiente, para trabalharem em coordenação e em parceria “mais estreita” com as ONG, no apoio à fiscalização.

Para o secretário, “a visão e os objectivos para a ilha estão identificados”. “Boa Vista tem meios e condições para investir e ter o desenvolvimento económico, ao mesmo tempo protegendo o ambiente”, reconheceu o secretário de Estado.

O governante visitou a Enapor – Portos de Cabo Verde, porto de Sal Rei, instalações do Instituto Marítimo Portuário (IMP) e a fábrica de gelo. Esteve ainda em encontros com a Sociedade de Desenvolvimento Turístico da Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM), ONG ambientais e ainda visitou a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente.

Para hoje, último dia do programa, o secretário de Estado Adjunto da Economia Marítima, Paulo Veiga terá uma reunião em conjunto com o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís, e com o Instituto Marítimo Portuário (IMP).

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos