Boa Vista: PN admite que criminalidade registada durante as festas poderá estar relacionada com o fim das restrições

Sal Rei, 6 Jan (Inforpress) – A ilha da Boa Vista registou um aumento de crimes durante as festas do Natal e do final do ano em comparação com o ano passado, anunciou hoje a Polícia Nacional.

As autoridades policiais acreditam que o aumento da criminalidade na ilha na quadra festiva poderá estar relacionado com o fim das medidas de restrições da covid-19, com impacto segurança pública na ilha. ambiente criminal.

O comandante Regional da Polícia Nacional (PN) da Boa Vista, Evandro Sousa, fez esta observação hoje em conferência de imprensa para balanço da operação segurança Natal/Final, lembrando que no ano passado se registaram 22 crimes comparativamente a este ano em que houve 37 crimes.

“Na nossa opinião, isso se deve ao facto de ainda no ano passado prevaleciam algumas medidas de restrições relacionadas com a covid-19, altura em que ainda não era possível fazer certos tipos de actividades, nomeadamente recreativas, culturais, festas, entre outros, e isto criou um ambiente propício para aumento de casos de crimes”, analisou o comandante.

Do número de crimes registados este ano, o comandante referiu que 17 foram contra pessoas, 20 contra património, quatro VBG, cinco ameaças, seis ofensas à integridade física, um dos quais com recursos a arma branca, uma injúria, uma briga com recurso a arma de fogo.

Dos três intervenientes nos crimes de ofensa à integridade física, indicou que foram detidos e apresentados ao Ministério Público (MP) para subsequentes procedimentos jurídicos, e as armas utilizadas foram apreendidas.

Em relação às detenções, houve 19 detidos pelo Ministério Público, sendo dois por posse de arma branca, 14 por desordem na via pública, e foi apresentado ao tribunal um indivíduo por falsificação de documentos.

“Catorze dos indivíduos detidos e apresentados ao Ministério Público foram por briga e desordem na via pública”, disse, precisando que este caso foi uma situação que aconteceu na localidade de Rabil, onde houve desordem e briga com pedras.

Evandro Sousa, que desempenha também as funções de comissário da PN na ilha, destacou o centro de comando como “mais valia” na actuação no terreno, nomeadamente na ajuda a identificação de pessoas e ocorrências na via pública, especificando que na localidade do Rabil houve apoio operacional das câmaras de vídeo vigilância durante a desordem na via pública, bem como foi possível recuperar uma arma de fogo usada numa briga na via pública, e que tinha sido escondida antes da polícia chegar.

De acordo com comandante, de um modo geral, em exceção da situação da briga com recurso a arma branca, a Polícia Nacional na ilha faz um balanço positivo do plano de segurança Natal e fim do ano, “que o plano bem materializado”.

Enalteceu a colaboração da população da Boa Vista para que houvesse um clima de segurança, paz e tranquilidade durante os festejos.

Quanto à fiscalização a estabelecimentos comerciais, a mesma fonte adiantou que 85 espaços comerciais foram passados a pente fino, e destes 63 foram encerrados por funcionarem além do horário estabelecido. Ainda referente a esta controle, foram apreendidas onze garrafas de bebidas sem selo que, segundo o mesmo não, teriam sido passadas pelo controle alfandegário para os procedimentos legais, daí que foram remetidas à mesma instituição.

Quanto a crimes contra o património, o comissário da PN referiu que houve o registo de três roubos a pessoas, dois roubos a estabelecimentos, dois furtos na via pública, um furto em residência, um abuso de confiança, um roubo de animal, e dez danos.

Durante o mesmo período, Evandro Sousa informou que foram abordadas 1004 pessoas na via pública, e o comando recebeu 152 chamadas de emergência através do número 123.

No que tange ao trânsito, foram fiscalizadas 613 viaturas na via pública, três acidentes foram reportados, mas apenas com danos materiais, sem feridos, sete viaturas apreendidas, dezoito coimas aplicadas no valor de 320 mil escudos.

VD/JMV
Inforpress/FIM

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos