Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Primeiro-ministro acredita que poderá haver um “inverno turístico bom na ilha” (c/áudio)

Sal Rei, 14 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro considera que tudo aponta para um “inverno turístico bom na ilha” e destacou a importância desta retoma para Boa Vista e o país e para o crescimento de outros sectores da actividade económica.

Ulisses Correia e Silva fez esta consideração durante o encontro com os operadores económicos e turísticos da ilha da Boa Vista, realizado hoje num dos hotéis da cidade, enquadrado na agenda de uma visita de quatro dias à ilha, iniciada sábado e que termina na terça-feira.

O governante considerou “bom” o encontro, justificado pela oportunidade de “informar-se, ouvir as preocupações e propostas” dos empresários da Boa Vista, por ser uma das ilhas que mais sofreu com a crise provocada pela pandemia, uma vez que depende do turismo.

“Estamos em crer e tudo aponta que iremos ter um inverno turístico com bom nível na ilha da Boa Vista”, disse, sublinhando que isto representa um avanço importante para esta retoma, lembrando que o turismo cria também mercado para outros sectores, como a agricultura, a pesca e os transportes.

Ainda durante o encontro, os empresários da ilha apresentaram como uma das preocupações a moratória, tendo o governante indicado algumas medidas que, garantiu, “serão introduzidas paulatinamente”.

“As moratórias vão até 2022, e temos já previsto para o orçamento do Estado para o mesmo ano, que irá ser aprovado brevemente no parlamento, a possibilidade de introduzir outros mecanismos, nomeadamente linhas de crédito em condições mais favoráveis para apoio à tesouraria das empresas”, concretizou.

Segundo o executivo governamental, esta será uma das medidas para que se possa, desta forma, suportar esta fase de recuperação, com a possibilidade de reestruturação de créditos com apoio do Estado e do Governo junto dos bancos comerciais.

O primeiro-ministro reiterou que esses apoios vão permitir que, com a saída das moratórias, a actividade económica seja compensada com instrumentos mais estruturantes.

Outras preocupações dos boavistenses discutidos com o chefe do Governo foi a retoma e a conclusão das obras da praça de Santa Isabel, tendo o primeiro ministro garantido que vai continuar a apoiar a Câmara Municipal da Boa Vista neste projecto.

O primeiro-ministro garantiu que o Executivo irá continuar a fazer investimentos na ilha, adiantando que brevemente será inaugurado o projecto de abastecimento de água da zona norte, assim como se está a intervir para definir um projecto da estrada para a mesma região da Boa Vista.

Ulisses Correia e Silva reiterou que está a trabalhar, em conjunto com a autarquia local, nos programas de infraestruturação da cidade de Sal Rei, nomeadamente na retoma do projecto da zona costeira, sobretudo, em programas que têm haver com a criação de condições e melhorias de acessibilidades, para que a ilha possa ter ofertas de “qualidade”, a níveis do ordenamento urbanístico e ambiental.

VD/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos