Boa Vista: Paulo Santos desafia a ilha a acolher o campeonato de futebol masculino senior

Sal Rei, 10 Fev (Inforpress) – O vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Paulo Santos, desafiou hoje a Boa Vista a acolher a final do campeonato nacional de futebol, senior masculino, almejando ainda desenvolver outros projectos úteis do futebol da ilha.

Paulos Santos lançou o repto durante a abertura da formação de treinadores e árbitros de futebol de praia (beach soccer, em inglês) que teve início hoje na ilha de Boa Vista, ministrada pelo treinador-adjunto da selecção portuguesa da modalidade, Luís Birro, e pelo responsável da arbitragem do futebol de praia da Federação Portuguesa de Futebol.

Segundo o dirigente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, esta formação, que vai decorrer até sexta-feira, 14, é “mais um passo na materialização do programa de governação da Federação Cabo-verdiana de Futebol e do desenvolvimento do futebol em Cabo Verde”.

Paulo Santos anunciou que a federação desenhou, em parceria com a Câmara Municipal, um projecto do futebol de praia para a ilha da Boa Vista que contempla a aquisição de uma infra-estrutura, de varias formações, e que irá culminar com a realização do Inter-ilhas de futebol de praia em meados de Agosto, na Boa Vista, com a representação de todas as ilhas onde se pratica a modalidade.

“Isto vai ser um pontapé de saída para a massificação da modalidade a nível de Cabo Verde”, disse o dirigente que apontou o futebol de praia e o futsal como pilares do desenvolvimento do futebol em Cabo Verde.

Outra nova que Paulo Santos anunciou durante a abertura da formação, é a preparação de um plano de ‘beach soccer’ a ser implementado, nas outras ilhas, pela coordenadora da modalidade.

Já sobre a formação Paulo Santos, disse estar orgulhoso desta parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e de contar com a presença dos seleccionadores nacionais, pessoas que para ele, já deram provas de trabalho a nível do futebol nas várias modalidades.

Por isso, frisou ainda que a FCF pretende trabalhar nesta senda de capacitar treinadores, agentes desportivos e árbitros para que possa ter um desenvolvimento sustentável do futebol.

“Tenho o prazer de vos anunciar aqui que um dos autocarros adquiridos pela federação vai ser atribuído à ilha da Boa Vista”, informou o vice-presidente da federação, anunciando que esta oferta faz parte de desenvolvimento de projectos para permitir a inclusão das regiões desportivas e diminuir as assimetrias periféricas, e ainda o desenvolvimento do futebol nas várias variantes.

Por outro lado, José Luís Santos, presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, assegurou que a ilha vai aproveitar as excelentes condições naturais para realizar o inter-ilhas de praia.

Mas para isso, o edil informou que se ira realizar as competições regionais para seleccionar os melhores para representar a ilha de Boa Vista durante o Inter-ilhas de ‘beach soccer’, almejando que a selecção da ilha vença esse campeonato.

Para atingir este objectivo o edil desafiou aos clubes a dedicarem e tirarem proveito máximo das experiências e dos conhecimentos dos formadores tanto em treinamento, como em arbitragem para que possam elevar esta modalidade a um patamar que se deseja a nível nacional.

António Cardoso, um dos formadores, que é responsável pela arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, explicou que a formação terá um cariz original, centrado na arbitragem, em aspectos da liderança no processo competitivo e no papel dos árbitros e juízes desportivos.

O mesmo destacou a importância de saber “vender” a imagem e as decisões de forma a não defraudar as competições, que realçou ser uma aposta firme da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Já o outro formador, o treinador-adjunto da selecção portuguesa de ‘beach soccer’, Luís Birro, disse ser um privilégio administrar esta formação e espera contribuir com algo que seja positivo para permitir que os formandos venham a ser representantes do desporto de Cabo Verde e orgulhar o país.

VD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
  • Galeria de Fotos