Sal Rei, 18 Out (Inforpress) – O Centro de Artes e Cultura (CAC) promove hoje, no Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, “Música Não Para” para dar os músicos oportunidade de promover os seus trabalhos, e os anônimos mostrarem talento.
A informação foi dada à Inforpress pela directora do Centro de Artes e Cultura, Vilma Fragoso, a propósito do programa de actividades para comemorar a efeméride, que se assinala hoje, no dia do nascimento do poeta cabo-verdiano Eugénio Tavares.
“Música não para, é uma actividade com o microfone aberto, para durante o dia, todas as pessoas que quiserem cantar se inscreverem, e na hora participar no evento”, explicou Vilma Fragoso, que vê neste evento espontâneo, “uma oportunidade de os músicos promoverem os seus trabalhos e os anónimos mostrar talento”.
Ainda para hoje, haverá também momentos de poesias de Eugénio Tavares, a tradicional “Cola San Jon” e actividades de dança.
Entretanto, ainda no âmbito das comemorações, está patente no Centro de Artes e Cultura a exposição “Estatuetas figurinos da vida tradicional de Cabo Verde”, e a decorrer o workshop de artesanato “Fibras naturais e reciclagem”, ambos do artesão Carlos Gomes.
Segundo o artesão, as 21 estatuas expostas “simbolizam as cenas tradicionais do quotidiano, como corrida de arco, “cutchi midje”.
Sobre o workshop, Carlos Gomes avançou que pretende partilhar técnicas de trabalhar fibras de coração, folha e tronco de bananeira, espigas de milho, tronco de papaeira e folhas de bambu, que submetem a transformações, normalmente de forma natural e fáceis de encontrar na natureza.
Carlos Gomes lamentou o número reduzido de inscritos, que avaliou “estar muito aquém do desejado”. Entretanto espera que até o final da actividade apareçam mais pessoas para esta interação cultural.
O artesão aguarda também “maior adesão na exposição”, para, segundo ele, além de “divulgar o seu trabalho”, ser avaliado para poder melhorar a sua performance artesanal.
No sábado, haverá desfile de moda Glamour Africana, cujos trajes são da estilista Rahamas Abulai.
VD/CP
Inforpress/fim