Boa Vista: Missão da DGIS na ilha para trabalhar parentalidade e acompanhar creches

Sal Rei, 15 Nov (Inforpress) – Uma equipa da Direcção Geral da Inclusão Social (DGIS) encontra-se na Boa Vista para debater a parentalidade, acompanhar e seguir actividades nas creches, apresentar o estatuto do idoso e reforçar a capacidade dos profissionais desta área social.

A missão, chefiada pela directora-geral da Inclusão Social, Ednalva Cardoso, estará na ilha até 22 de Novembro para, de entre outros objectivos, centralizar-se nas prioridades do Governo que quer trabalhar na sociedade questões de cuidados, principalmente a nível da parentalidade.

No âmbito desta missão, Ednalva Cardoso presidiu a abertura de uma acção de capacitação para reforçar a competência profissional de cuidadores de infância e gestores de creches no que diz respeito a espaços, materiais e equipamentos adequados para as creches.

A responsável acredita que o momento foi de partilha com a classe profissional para identificar quais as suas dificuldades para que Boa Vista venha a ter creches em condições de funcionar na plenitude.

À tarde será apresentada a plataforma dos cuidadores, lançada no dia 26, através da qual um cuidador de dependentes consegue introduzir os seus dados directamente e adquirir a carteira profissional.

A missão da DGIS deverá ainda apresentar o estatuto da pessoa idosa, que já foi aprovada, com o intuito de “socializar” as leis, os direitos e deveres desta camada da sociedade.

Na terça-feira, como primeiro ponto da agenda realizou-se no bairro de Boa Esperança uma roda de conversa informal sobre parentalidade responsável, actividade executada em parceria com o Fundo das nações Unidas para a Infância (Unicef) e em que, segundo Ednalva Cardoso, participaram mais de 100 pessoas, entre pais e encarregados de educação.

Ednalva Cardoso indicou que a equipa leva preocupações colocadas pelos pais, e que o ICCA prontamente demonstrou disponibilidade em apoiar, pelo que sublinhou que, assim, juntando as sinergias, se conseguirá atingir os objectivos que são de ter uma família funcional e organizada.

E como último ponto da agenda, a partir de quinta-feira e durante uma semana, a missão da DGIS visitará creches e centros de dia para avaliar aquilo que têm sido as implementações na Boa Vista e identificar pontos que aqueles estabelecimentos infantis poderão ser alvo de apoios.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos