Boa Vista: Ministro do Turismo anuncia resolução “de vez e imediata” de ligação de água, electricidade e esgotos no bairro de Boa Esperança  

Sal Rei, 10 Dez (Inforpress) – O ministro do Turismo anunciou hoje, em Sal Rei, a resolução “de vez e imediata” do problema de ligação à rede de água, electricidade e esgotos no bairro de Boa Esperança.

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, fez esta declaração no final de dois dias de visita à ilha da Boa Vista e anunciou que o projecto será desenvolvido com a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas da Boa Vista e do Maio (SDTIBM) e com a Câmara Municipal da Boa Vista.

“Creio que este é o melhor resultado da visita à ilha da Boa Vista. Tomamos esta decisão nas reuniões que fizemos com o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, e com o presidente da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM), Luís Silva”, informou referindo-se “ao investimento de quase um milhão de contos feito no bairro da Boa Esperança, onde falta o passo para a ligação dos serviços de redes de esgotos, água e electricidade às residências”.

Para efectivar este processo, indicou que “já vinha sendo trabalhado com o forte apoio e envolvimento do Fundo do Turismo e também em coordenação com o ministério das infra-estruturas”.

Carlos Santos acrescentou que “para concluir bem todo este projecto de realojamento das famílias do bairro de Boa Esperança, que na esmagadora maioria é habitada por colaboradores dos hotéis, foi criada uma comissão que irá trabalhar neste projecto”.

“Nós só poderíamos terminar isto com sucesso quando concluirmos a ligação. Esta comissão foi criada e há condições para se começar a trabalhar, pelo menos, pela garantia dada pela Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM) que tem este processo em mãos”, disse o ministro.

O governante reiterou a sua satisfação pelo que considera ser o excelente resultado da visita à ilha da Boa Vista, que surge na sequência do programa do Ministério do Turismo que “vem realizando encontros frequentes com os operadores turísticos e com as autoridades locais”.

Com esta decisão, observou que “a câmara municipal irá estar envolvida neste processo com o compromisso de cumprir a lei com a emissão dos certificados de habitabilidade, para que se possa ligar os serviços básicos às residências”.

Ainda sobre o decorrer da agenda do programa do Ministério do Turismo à ilha da Boa Vista, o governante avançou que discutiu também, com a SDTIBM, outros projectos designadamente, o abastecimento da água que será traduzido na aquisição de uma dessalinizadora de 150 metros cúbicos de água para a zona norte.

O abastecimento de água às localidades de Bofareira e Povoação Velha são outros projectos que a SDTIBM vem trabalhando com garantias de estar já na fase de conclusão”, confirmou o ministro.

Carlos Santos crê que “esta primeira visita do ano à ilha da Boa Vista teve bons resultados que foram partilhados com o presidente da câmara municipal, que corrobora, com a satisfação de se materializar as necessidades básicas da população da Boa Vista”.

Ainda no entender do ministro, “o turismo só se faz se for inclusivo” e, para conseguir que este sector cresça de forma resiliente e sustentável, “há que cuidar dos colaboradores e das suas famílias”.

VD/HF

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos