Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Ministério do Turismo promove formação para 17 guias turísticos

Sal Rei, 21 Mar (Inforpress) – O Ministério do Turismo iniciou sábado, na ilha da Boa Vista, a segunda fase de capacitação, destinada a 17 de guias turísticos, no âmbito do programa retoma do sector, foi hoje anunciado.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora da componente de capacitação dos profissionais do sector do turismo e afins, Ester Cardoso, explicou que nesta segunda fase do curso serão capacitados 17 guias turísticos, com o apoio de parceiros e financiado pela União Europeia, sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“A intenção é ainda preparar e actualizar os profissionais de turismo, no âmbito da retoma do sector do turismo”, informou a coordenadora, indicando que os guias contemplados para esta reciclagem são os que se encontram no activo.

Quanto aos conteúdos pedagógicos que serão ministrados, referiu que, além de línguas estrangeiras, Inglês e Francês, constam do programa conhecimentos em ética e deontologia profissionais, aspectos como a elaboração de itinerários turísticos e alguns aspectos que têm a ver com as especificidades da ilha.

A mesma relembrou que a primeira fase, em que se capacitou 13 guias turísticos, teve o apoio do projecto Competitividade e Desenvolvimento do Turismo Financiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo do Turismo, adiantando que para a terceira fase se prevê formar mais 14 profissionais.

Sublinhou que este programa de preparação para a retoma do turismo se enquadra num vasto projecto, com o qual se pretende capacitar não só os guias do turismo, mas também os polícias de fronteira, o staff dos aeroportos afecto ao embarque e ao desembarque, os agentes das agências de viagens e os gestores e chefias intermédias das pequenas unidades hoteleiras.

Ainda sobre este plano de renascimento do turismo para preparar os profissionais para a retoma deste sector, Ester Cardoso disse que somente a componente de capacitação ascende o valor total de um milhão de euros.

VD/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos