Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Manuel Brito lança no youtube o primeiro single “Bu partida” 

Sal Rei, 23 Dez (Inforpress) – O músico Manuel Brito lança hoje no youtube “Bu partida”, coladeira que renasce dez anos após a sua composição, e retrata o dilema do cabo-verdiano, a emigração e a separação forçada de elementos da família.

“É um single intitulado ‘Bu Partida’ que escrevi há mais de 10 anos, e o redescobri em quarentena quando organizava alguns papéis”, contou Manuel Brito que acrescentou que a ideia surgiu após mostrar a letra e cantar a coladeira ao filho que o incentivou a gravar.

E continuou que “após relembrar os arranjos gravou somente com a sua voz”, algo que disse “não tem hábito fazer, tendo em conta que nunca se assumiu como cantor”. Isto porque, afiançou, apesar de quando fez parte de grupos musicais, como Djalunga, esteve sempre mais com guitarra a solo ou acompanhamento, e “raramente, só quando necessário se apresentava como vocalista”.

“Desta vez decidi fazer esta experiência onde tento ser multi-instrumentista, com execução de todos os instrumentos, desde cavaquinho, guitarra a solo de acompanhamento, baixo, teclado bateria, percussão e violino, e vocalista ao mesmo tempo”, explicou o compositor, que considera condições em estúdio próprio e outros requisitos técnicos do filho, como uma mais valia para gravar também o videoclipe.

Sobre a letra de “Bu Partida”, disse que foi escrita em Janeiro de 2010, pensando no dilema da vida do cabo-verdiano, tenta trazer à tona o fenómeno da emigração, fala por exemplo da separação muitas vezes forçada de elementos de uma família, em que os parentes são muitas vezes obrigados a viajar à procura de uma vida melhor para auxiliar a família.

“Sendo o cabo-verdiano um povo de emigração e muitas vezes nem sempre dá certo. Tenho assistido com muita tristeza muitos casais que acabam por separar por causa da emigração”, lamenta ao mesmo que reflectiu que se inspirou neste tema para escrever a coladeira.

Entretanto, ainda, segundo Manuel Brito, esta é a sua segunda gravação, isto porque já havia gravado há muitos anos, num dueto com Gaby Estrela, a versão considerada mais próxima da música original “Maria Bárbara”, que foi um trabalho do musicólogo Eutrópio Lima da Cruz.

E antes, Manuel Brito, que é presidente da Associação de Músicos da Boa Vista (AMBV), lembrou que gravou também com o grupo Djalunga, em 2000 aquando do lançamento do CD “Amor Fingido”.

“Depois de ‘Bu partida’ espero ver primeiramente a reacção do público que, aliás desde que lancei o teaser está ansioso para o seu lançamento, e a partir dali pretendo continuar”, afirmou, frisando que tem grande número de composições em gaveta.

E durante a quarentena, Manuel Brito que é professor reformado confirma que escreveu duas, uma morna de tributo à mãe, e uma outra que fala da situação que se vive neste momento, por exemplo quando se chega num lugar e se está sujeito em não cumprimentar um amigo simplesmente por não o conhecer por causa da máscara.

“Bu partida”, primeiro single do músico Manuel Brito entra na plataforma online hoje às 17:00.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos