Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: JPAI e IUSY pretendem promover encontros internacionais de jovens líderes em Cabo Verde (c/áudio)

Sal Rei, 12 Out (Inforpress) – A JPAI e a IUSY pretendem trabalhar para promover em Cabo Verde encontros internacionais de jovens líderes de diferentes organizações, para conhecerem a realidade cabo-verdiana, e servir de mote na África Ocidental, como um exemplo de democracia.

Esta informação foi avançada, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, pelo secretário-geral da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY), Bruno Gonçalves, após o primeiro dia de visita à ilha da Boa Vista, dos cinco que vai cumprir em Cabo Verde, para conhecer a realidade da juventude do arquipélago.

Acompanhado do presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel de Pina, o líder da IUSY manteve contactos com jovens da localidade de Rabil, do bairro da Boa Esperança, para além de encontro com a Associação de Estudantes Residentes Fora da Boa Vista (AERFBV) e com algumas lideranças juvenis, em conjunto com a direcção da juventude da Câmara Municipal da Boa Vista.

Conforme o líder da IUSY, a organização política da qual é dirigente, tem vindo a desenvolver vários contactos estreitos com a JPAI, que é membro de pleno direito da IUSY, há mais de 20 anos, para primeiramente promover no futuro mais do que um encontro em Cabo Verde.

E, portanto, indicou Bruno Gonçalves que esta sua primeira visita a Cabo Verde é no sentido também de avaliar e aperceber a realidade, e de tentar encontrar um caminho para que no futuro se realize uma reunião magna dos jovens líderes de diferentes organizações internacionais, muitos deles de partidos no poder, e na maioria de diferentes pontos do globo.

Isto é, segundo explicou o secretário-geral da IUSY, o intuito de trazer os jovens líderes a Cabo Verde será para que conheçam a realidade do país, mas espera que isso possa servir também de mote principalmente na África Ocidental, como um exemplo de democracia.

Neste sentido, o líder da IUSY garantiu que a organização irá fazer a sua parte para que, haja um contacto permanente entre os jovens lideres mundiais e os jovens lideres de Cabo Verde.

“A minha visita é mais neste sentido de conhecer as instituições, as pessoas, aperceber o alinhamento, o desfasamento ou a ligação entre os mais jovens e a política”, afirmou, alegando que pretendem desta forma combater as narrativas populistas de extrema-direita que surgem durante os tempos defíceis, que “sempre assombraram o mundo”.

Por isso defendeu, é preciso construir uma sociedade cada vez mais coesa, e mais solidária, ainda mais quando a pandemia afecta a todos não de igual forma, sobretudo os desfavorecidos.

Bruno Gonçalves voltou a frisar que, pretendem, assim que for possível, trazer os jovens líderes no futuro a Cabo Verde, prometendo empenhar-se nesta missão para que, haja um sentido de solidariedade internacional para com o país na recuperação que considera, “muito difícil” para todos, sobretudo no contexto insular do arquipélago.

O presidente da JPAICV, Fidel de Pina, reiterou a importância destes encontrados, que observou serem oportunidade do líder da IUSY conhecer melhor os desafios da juventude cabo-verdiana, bem como as instituições, e os processos da democracia do país.

O líder da JPAI mostrou-se por isso, estar também na mesma senda de ideias em procurar promover no futuro encontros de líderes da juventude a nível internacional em Cabo Verde.

E por isso, espera que, até quinta-feira, 21, a jornada de visita do secretário-geral da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY) seja prospera em contactos acima de tudo para conhecer a realidade cabo-verdiana que constitui interesse não só no contexto regional, mas também como um exemplo de democracia, no contexto global.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos