Boa Vista: João Pereira Silva defende “qualquer coisa” em Fundo das Figueiras para honrar Aristides Pereira na sua zona natal (c/áudio)

Sal Rei, 17 Nov (Inforpress) – O combatente da liberdade da pátria João Pereira Silva defendeu hoje a criação de “qualquer coisa” para honra de Aristides Pereira, em Fundo das Figueiras, localidade onde há 100 anos nascia primeiro Presidente da República de Cabo Verde.

João Pereira Silva fez estas declarações à imprensa, após a cerimónia de marcha e deposição de uma coroa de flores na campa mortuária de Aristides Pereira, em Fundo das Figueiras, na Boa Vista, onde em 2011 foi sepultado o primeiro Presidente de Cabo Verde.

A actividade enquadra-se na programação da edilidade boa-vistense para comemorar o centenário do nascimento do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, cargo que desempenhou até às primeiras eleições do país, em 1991.

“Acho que se poderá fazer qualquer coisa (…)”, disse, sugerindo a colocação, nomeadamente de um busto, ou criação de um centro interpretativo com livros, obras, imagens, história e memória, a serem colocados no mesmo espaço para educar a juventude.

Para o combatente da pátria a materialização desses projectos seria ainda uma forma de atrair as pessoas ao Fundo das Figueiras para que se possa ver mais para a localidade.

“É bom ter Aristides Pereira em Fundo das Figueiras e uma coisa qualquer para a sua honra, é bom para a localidade”, reiterou, aludindo que a sua tarefa agora é insistir com as pessoas de que é preciso comemorar e lembrar dos antepassados que deram contribuição de valor para a existência do país como povo e como nação.

“Hoje em dia tem muitas pessoas que falam muitas asneiras de que não existiu o colonialismo ou que foi algo bom para África, entre outras coisas do género (…)”, disse, lembrando que Aristides Pereira e os companheiros foram para a luta porque interiorizaram o sofrimento do seu povo.

“Talvez não sofreram muito, não terão passado fome, mas viram pessoas a passar fome, e interiorizaram a máxima que existe na filosofia africana que ‘eu existo porque todos nós existimos, se nós todos não existíamos, eu não existia’, então foram para a luta para contribuir para existência de todos nós”, afirmou, defendendo que, por isso, que se deveria relembrar todos os anos dos que lutaram para a independência de Cabo Verde, e nas datas mais de destaque como nos 100 anos, comemorar com toda a dignidade.

Além da avenida na cidade de Sal-Rei, existe na ilha da Boa Vista um busto no Aeroporto Internacional, em Rabil, que foi renomeado a 19 de Novembro de 2011 para Aeroporto Internacional Aristides Pereira.

Aristides Pereira nasceu a 17 de Novembro de 1923, na ilha da Boa Vista e faleceu a 22 de Setembro de 2011 em Portugal, aos 88 anos, vítima de doença prolongada.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos