Boa Vista: João Intodé toma posse na presidência da AGRCV-BV e elege política de integração e educação como metas

Sal Rei, 23 Mai (Inforpress) – O presidente da Associação de Guineenses Residentes em Cabo Verde-Boa Vista (AGRCV-BV) tomou posse, elegendo priorizar como meta a política de integração e promover a prática educativa na comunidade guineense. 

João Intodé reeleito a um segundo mandato tomou posse junto com os novos eleitos dos órgãos sociais da AGRCV-BV durante cerimónia que aconteceu no bairro da Boa Esperança onde reside grande número de imigrantes guineenses na ilha da Boa Vista. 

No discurso, João Intodé começou por “comprometer-se a não defraudar ninguém na nova tarefa assumida, na qual espera contar com todos”, solicitando para isso “a máxima colaboração de todos os guineenses residentes na ilha, para o bem-estar e desenvolvimento harmonioso da comunidade”. 

“Devemos promover a prática educativa no país de acolhimento, adaptando uma melhor política de integração da nossa comunidade, ajustando também competências profissionais para que se possa contribuir de forma mais activa e melhor desenvolvimento local”, afirmou indicando estes como as prioridades da associação. 

E para este segundo mandato na presidência da associação, João Intodé disse que “se sente preparado politicamente, para assumir os destinos da comunidade de forma a tirá-la da situação que se encontra”. 

Ciente de que “o caminho é longo”, o presidente da AGRCV-BV acredita que “passo a passo poderão construir um caminho”, asseverando ainda convicto de que “assim conseguem alcançar os objectivos desejados”. 

João Intodé defende que “a comunidade terá que preservar a identidade e o bom nome dos guineenses na ilha, e que têm de colaborar com a autoridade local na busca de soluções para os problemas da comunidade residente na Boa Vista”.  

“Todos juntos somos poucos para avançar e desenvolver a associação, mas como se costuma dizer a união faz a força, e essa força que esperamos de todos para que possamos alcançar os objectivos traçados para poder ter melhores resultados”, disse o novo presidente. 

Ainda segundo indicou, o reeleito presidente da AGRCV-BV, “a comunidade deverá recuperar os princípios e valores da sociedade guineense”, apontando “o respeito pelo mais velho, o amor ao próximo ao trabalho e a honestidade”. 

O presidente da Associação de Guineenses Residentes em Cabo Verde – Boa Vista (AGRCV-BV), que foi o único candidato, foi reeleito durante escrutínio na Assembleia Geral realizada a 21 de Março, com 105 votos de um total de 188 votantes. 

Quanto aos restantes membros da AGRCV-BV, consta Nelson da Silva como presidente da mesa da Assembleia Geral, vice-presidente, Cuca Kumba, e secretário, Ronnie Teixeira. 

Do Conselho Directivo, além do presidente João Intodé, assume a vice-presidência Basladjas Bacari Djassi, secretário-geral Manguel Balde, secretário-geral adjunto Saidico Junjai, tesoureiro Mateus Correia e na presidência do conselho fiscal está Alassana Baldé. 

VD/ZS

Inforpress /Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos