Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Guias turísticos reforçam conhecimentos dos recursos naturais em visita às Áreas Protegidas da ilha

Sal Rei, 05 Jun (Inforpress) – Os alunos do curso de reciclagem de guias turísticos visitaram hoje as áreas protegidas da Boa Vista para reforço dos conhecimentos adquiridos nas aulas de recursos naturais, geografia e educação ambiental para turistas.

Esta informação foi avançada pela bióloga do Projecto Tartaruga Boa Vista (PTBV), Kátia D´Assunção, que, em declarações à Inforpress, disse que esta visita às áreas protegidas com os alunos deste curso, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente.  

A mesma fonte indicou que a visita teve como intenção mostrar, na prática, como estes profissionais podem passar informações e todo o conhecimento aos turistas em relação a estas áreas para que se preserve, conserve e mantenham os espaços que são, também, espaços turísticos.

“A ideia é sistematizar os conhecimentos que eles têm, com os adquiridos nas aulas, para que possam vir a tornar-se guias que retratam, de facto, o que são recursos naturais da ilha, quais as suas potencialidades, fragilidades e como nós, enquanto cidadãos, mas também dentro do trabalho deles com os turistas, os podemos preservar”, afirmou a bióloga.  

Katia D´Assunção avançou que, além da vista às áreas protegidas, o PTBV realizou, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista, uma campanha de limpeza na zona do bairro de Boa Esperança e, mais tarde, haverá a apresentação da peça teatral “A Poluição na Vila”, no Centro de Artes e Cultura.  

A bióloga do PTBV explicou que, tendo em conta o lema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, “restaurar os ecossistemas”, a peça teatral visa retratar a importância do ecossistema na Boa Vista, mais precisamente na cidade de Sal Rei, levando as pessoas a reflectirem como se pode preservar e restaurar aquilo que está em degradação e conservar o que ainda se pode preservar para manter a continuidade dos recursos naturais na ilha.  

“Neste dia peço às pessoas uma grande reflexão para que pensemos que é impossível qualquer tipo de vida na terra sem um meio ambiente equilibrado. Portanto há que se restaurar o que está degradado e conservar o que ainda está preservado”, almejou, alertando para uma quotidiana reflexão sobre esta mensagem para que não fique só no dia 05 de Junho.  

VD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos