Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Governo vai subsidiar o funcionamento das creches e ensino pré-escolar na ilha – ministro

Sal Rei, 05 Fev (Inforpress) – O ministro da Família e Inclusão Social anunciou hoje, na Boa Vista, que o Governo vai subsidiar o funcionamento das creches e do ensino do pré-escolar para que as crianças possam continuar a ter acesso à educação.  

Em declarações à comunicação social, Fernando Elísio Freire frisou que a visita à Boa Vista servirá para resolver questões sociais na ilha tendo em conta que o Governo quer continuar a actuar nos momentos mais difíceis na ilha que foi fortemente afectada pela pandemia da covid-19 por causa da paralisação do turismo.  

“Em terceiro lugar vamos reforçar a municipalização com a Câmara Municipal da Boa Vista no pré-escolar e nas creches para que as crianças possam ter acesso aos jardins infantis, porque muitas crianças na Boa Vista estão com dificuldades em frequentar o pré-escolar, isto porque os pais, que trabalhavam no sector do turismo, perderam o rendimento”, afirmou o ministro.  

Reavaliação do cadastro social único, revisão do protocolo de realojamento das famílias e da renda dos complexos “casas para todos” colocando-as ao nível que as pessoas possam pagar e acoplá-la ao rendimento das pessoas, alargar o número de beneficiários tendo em conta o rendimento social de inclusão, foram outras medidas do Governo anunciadas pelo ministro Fernando Elísio Freire.

Conforme explicou o governante, quem “está a trabalhar paga uma percentagem de acordo com o rendimento, que seja compatível com a situação actual de covid-19, e quem não está a trabalhar e que não tem rendimento, não vai pagar”. 

O governante frisou que esta decisão do Governo é articulada com todas as instituições para que se continue no processo de apoiar as famílias que precisam.

“Vamos reforçar o rendimento social de inclusão na ilha da Boa Vista e, neste momento, temos cerca de trezentas e oitenta e quatro famílias inscritas, tendo em conta a situação actual, mas este número poderá ser muito maior”, disse Fernando Elísio Freire indicando que “haverá, por isso, a necessidade de fazer uma revisão do cadastro social único para fazer novos registos de acordo com a realidade actual”.  

O ministro anunciou que “o Governo vai continuar a reforçar a parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista para continuar a fazer os investimentos para que o efeito da covid-19, sobre as populações e as famílias, seja o mínimo possível”.  

VD/HF

Inforpress  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos