Boa Vista: Governo garante estar em contacto com um operador Checo para a retoma do turismo em Fevereiro (c/áudio)

Sal Rei, 08 Dez (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, garantiu hoje que o Governo está em contacto com um operador da República Checa para que a partir do mês de Fevereiro se retome o turismo na ilha da Boa Vista.

O governante avançou estas informações à saída de uma visita de cortesia feita ao presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça.

Este encontro com a edilidade local faz parte de um dos pontos da visita do ministro à ilha da Boa Vista, e vem na sequência do programa do Ministério do Turismo que vem realizando encontros frequentes com os operadores turísticos e as autoridades locais.

No caso particular da ilha da Boa Vista, o ministro explicou que o objectivo principal da sua visita é, em primeiro lugar, trazer uma “mensagem de esperança” aos operadores turísticos, aos colaboradores das empresas dos hotéis, e, em segundo lugar, “passar em revista todos os projectos financiados pelo Fundo do Turismo”.

“Na ilha da Boa Vista, o Fundo do Turismo acabou por investir nestes últimos quatro anos cerca de um milhão de contos”, afirmou Carlos Santos, referindo que a aplicação deste fundo em projectos vem responder a preocupação do Governo no que diz respeito à sustentabilidade social do turismo, mais concretamente na “habitação condigna” no Bairro da Boa Esperança.

Aliás, a visita às obras das habitações no Bairro da Boa Esperança é outro ponto da agenda do programa do ministro, que garantiu que “o Governo pretende continuar a desenvolver projectos de realojamento das pessoas na ilha da Boa Vista”.

Ainda sobre o bairro da Boa Esperança, o responsável pela pasta do Turismo anunciou que, em colaboração com a Câmara Municipal da Boa Vista, vai procurar também fazer um ponto de situação para analisar como resolver os problemas daquela zona da cidade de Sal Rei, designadamente a ligação domiciliária de água, rede de esgotos e energia, para que cada habitante tenha uma residência condigna”.

O ministro do Turismo e Transportes informou que estará também em contacto com os operadores turísticos para passar em revista aquilo que são as condições criadas para a retoma do turismo, com a chegada, a 25 de Dezembro, do primeiro voou charter à ilha do Sal.

“Estamos em contacto com um operador da República Checa que nos diz que a partir de Fevereiro teremos a retoma do turismo aqui na ilha da Boa Vista”, afirmou, acautelando que “são ainda noticias” que carecem de “reconfirmação, tendo em conta a situação por que passa muitos países europeus”.

Mas, para o governante “isto traz uma mensagem de esperança” que o ministro diz pretender transmitir aos operadores turísticos e aos colaboradores das empresas na ilha da Boa Vista.

Hoje à tarde, o governante irá, ainda, participar na cerimónia de entrega de certificados aos guias de turismo da Boa Vista, evento que acontece no Centro de Artes e Cultura (CAC), em Sal Rei.

Na agenda consta, igualmente para esta tarde, uma visita ao presidente da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTMBV), Luís Silva.

VD/JMV

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos