Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Fraca adesão de pessoas faz cancelar marcha alusiva ao Dia Nacional da Hipertensão

Sal Rei, 18 Mai (Inforpress) – A fraca adesão de pessoas fez cancelar a marcha prevista para esta sexta-feira, organizada pela Delegacia de Saúde da Boa Vista, enquadrado na celebração do Ano da Hipertensão Arterial, sob o lema: “Tenson Arterial, djobi sempre”.

Segundo a delegada de saúde da Boa Vista, Krisia Delgado, a marcha que se pretendia realizar para sensibilizar a população boa-vistense da necessidade de promover comportamentos saudáveis, teve de ser cancelada porque não houve pessoas suficientes para concretizar o evento previsto.

Aliás, segundo frisou Krisia, na ilha da Boa Vista as pessoas não aderem a estes tipos de iniciativas. Entretanto realizou-se a campanha para medir a tensão, que também teve pouca adesão de pessoas e na maioria idosos.

“No total foram cerca de 80 pessoas a medirem a tensão arterial, na maioria pessoas idosas. Constatamos algumas pessoas que têm problemas de hipertensão, mas estão com a tensão controlada. Mas encontramos algumas com cifras elevadas, e foram pessoas jovens em maior número”, informou a delegada que frisou que “para esta camada aconselhou-os a fazer o controlo de tensão arterial de dois em dois dias, durante duas semanas e pediu-se para levar os registos à Delegacia de Saúde para análise”.

No momento de medir a tensão fez-se algumas recomendações de hábitos saudáveis que as pessoas devem ter e também perguntas rotineiras às pessoas, nomeadamente sobre os hábitos de alimentação, idade, tamanho e sobre medicação. Os dados dos questionários foram inseridos directamente numa plataforma de base de dados internacional sobre a hipertensão arterial.

Quanto aos hábitos dos boa-vistenses medirem a tensão, a delegada referiu que é raro as pessoas irem medir a tensão arterial de forma espontânea, e que normalmente o fazem somente quando vão às consultas.

O Ministério da Saúde declarou 2019 como o ano da hipertensão arterial e promoção de comportamento saudável sob o lema “Tensão arterial spial sempre” (Pressão arterial, meça sempre”.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos