Sal Rei, 7 Abr (Infopress) – O embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde classificou de “excelente” o encontro que manteve hoje com a comunidade boavistense e cidadãos norte-americanos residentes na ilha que procuraram saber sobre a relação bilateral EUA-Cabo Verde.
Jeff Daigle fez esta avaliação à imprensa, no término de um encontro com a comunidade cabo-verdiana e cidadãos norte-americanos residentes na ilha, tratando-se do primeiro ponto da agenda da sua primeira visita à ilha da Boa Vista que terá a duração de dois dias.
Entre outros pontos do programa, Jeff Daigle efetuará visitas a projectos financiados pela embaixada dos EUA e vai manter encontros com autoridades locais, incluindo a Câmara Municipal de Boa Vista, e Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM).
“Estou muito feliz por fazer a minha primeira visita à ilha da Boa Vista. É a primeira vez que aqui estou, depois de um longo período da pandemia. Finalmente consegui chegar.”, congratulou-se, adiantando que para o programa da sexta-feira, 8, será recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Nádia Santos.
“Em todas as ilhas que vamos, Sal, em São Nicolau ou outra qualquer ilha, o objectivo principalmente do americano é ver e ter maior presença dos Estados Unidos da América aqui em Cabo Verde ou na ilha em particular”, disse, realçando que querem ver investimentos e a presença da embaixada.
Daí que, referindo-se a este primeiro encontro com a comunidade cabo-verdiana e americana, sublinhou ser este um dos objectivos da sua visita à ilha, isto é, para dar informações sobre a missão e o que a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) faz em Cabo Verde.
“Um dos encontros que estamos a promover é este cara a cara com a população. E tivemos aqui um encontro excelente, com várias pessoas que colocaram perguntas sobre várias áreas”, informou, esperando para próximos encontros maior participação de pessoas.
Dos projectos a visitar, destacou o da Associação Varandinha, na área das pescas, na localidade de Povoação Velha, financiado pela embaixada.
“Em Povoação Velha vamos visitar a Associação Varandinha que financiamos a compra de um barco de pesca”, disse, explicando que vai se inteirar das vertentes de tratamento do pescado e da pesca artesanal que estão a ser desenvolvidos neste projecto.
O diplomata indicou que através do financiamento da embaixada, este projecto na área das pescas da Associação Varandinha conseguiu outros financiamentos, nomeadamente da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) e outras associações.
Ainda sobre esta estada na Boa Vista, Jeff Daigle contou que na sexta-feira, 8, irá visitar outros projectos financiados pela embaixada dos EUA na ilha, como o cemitério Judaico.
O diplomata participará ainda em actividades programadas pelos parceiros locais da embaixada, entre eles os que desenvolvem programas ligados ao meio ambiente, e também a promoção do ensino da língua inglesa.
VD/JMV
Inforpress/FIM