Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: EHTCV em parceria com IEFP prepara guias turísticos para nova realidade e necessidades do mercado  

Sal Rei, 06 Out (Inforpress) – A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) tem em curso na ilha da Boa Vista uma acção de formação de reciclagem de Guia de Turismo, de 12 semanas, em formato de b-learning para 15 formandos.

A técnica de emprego e formação profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional da Boa Vista, Daimina Nascimento, adiantou à Inforpress que a formação, que decorre até 12 de Dezembro, traduz-se numa parceria estratégica do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado da Boa Vista e Maio (SDTIBM), com o financiamento do Fundo do Turismo.

“Este curso abrange 15 guias, alguns que já tinham feito a formação, e outros que têm anos de experiência de trabalho na área”, disse Daimina Nascimento, informando sobre a grande procura ao curso, mas sublinhou que “por causa das medidas sanitárias, para fazer o distanciamento dentro das salas, teve-se que restringir o número de formandos”.

Daimina Nascimento disse ainda que as perspectivas do curso são “boas”, sendo que em contacto todos os dias com os formandos, estes mostram-se “motivados”, tendo em conta que a formação surgiu em “boa hora”.

A mesma fonte frisou que, estando os mesmos desempregados, esta “reciclagem” é uma oportunidade de melhorar as suas competências para o dia-a-dia laboral como guia, e preparar para o mercado de trabalho.

Assim sendo, a técnica garantiu que os conteúdos das 12 disciplinas são “bastante interessantes”, a ser ministrados num mix de 273 horas de aulas presenciais, on-line e saídas no terreno, e foram desenhadas de acordo com as necessidades do mercado, e nova realidade que se vive de momento.

Já em nota enviada à Inforpress, a EHTCV considera esta uma “excelente” oportunidade para implementar acções de formação contínua para os profissionais do sector do turismo, como forma de mitigar os efeitos provocados pela pandemia de covid-19, tendo em conta objectivo traçado pelo Ministério do Turismo e Transportes, em investir na capacitação e formação dos recursos humanos que trabalham no sector.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos