Boa Vista: Edilidade analisa com parceiros italianos forma de melhorar os cuidados de saúde na ilha

 

Sal – Rei, 05 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista esteve de visita à Itália para analisar formas e possibilidade de criação das melhores condições para prestação de cuidados de saúde à população da ilha.

Em conferência de imprensa hoje em Sal Rei, José Luís Santos disse que a visita que decorreu entre 22 e 29 de Março, aconteceu no âmbito do protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Boa Vista, o Ministério da Saúde e a Associação Novanta, da Itália, em finais de Novembro de 2016.

“Durante a visita, estiveram no centro das preocupações, a criação de melhores condições para prestação de cuidados de saúde no município da Boa Vista”, explicou, indicando que foi analisada a possibilidade da construção de um hospital público-privado ou de um hospital exclusivamente privado e devidamente equipado, para melhor servir a população e aos turistas.

Tendo em conta este propósito, o autarca e a sua delegação, integrada pelo ministro da Saúde, Arlindo Rosário, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, Avelino Bonifácio, e o vereador Aristides Brito, efectuaram contactos com várias personalidades e instituições, tendo ficado a promessa de se continuar o diálogo.

Segundo José Luís Santos, a deslocação periódica à ilha de médicos voluntários especializados nas mais diversas áreas da saúde, contemplada no referido protocolo, vai começar a ser materializada brevemente.

Por outro lado, o autarca revelou que a Associação Novanta já está a encaminhar para a ilha um “importante donativo”, incluindo uma ambulância, um desfibrilador e outros equipamentos “que em muito vão contribuir para a melhoria das condições actuais de prestação de cuidados de saúde na ilha da Boa Vista”.

José Luís Santos encontrou-se também com o seu homólogo de Bolonha, com quem estudou formas de cooperação/geminação, visitou instituições e entidades ligadas à saúde, ensino e  turismo daquela cidade italiana, tendo estado ainda no município de Zocca, com o qual a edilidade boa-vistense está geminada.

O edil da Boa Vista visitou também nesta deslocação ao exterior, a República San Marino e encontrou-se com os secretários das Relações Exteriores e do Turismo, com vista a conhecer as suas potencialidades turísticas, económicas e estudar, conjuntamente, possíveis formas de cooperação futura.

“Na República San Marino, onde, à semelhança da Boa Vista e de Cabo Verde o turismo é a principal alavanca de crescimento, apresentamos a ilha e o arquipélago como destinos de investimentos, tendo as autoridades manifestado grande interesse em visitar e conhecer a nossa ilha no sentido de estudar possíveis oportunidades de negócio”, indicou o autarca.

DR/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos