Boa Vista: Edil boa-vistense espera que vereadores de desporto e juventude alcancem objectivos

Sal Rei, 04 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, desejou hoje que os objectivos do IV encontro nacional dos vereadores de Desporto e da Juventude sejam alcançados, em prol do desenvolvimento da Juventude e do desporto.

O edil boa-vistense, que falava na abertura do IV encontro nacional dos vereadores de Desporto e da Juventude, que arrancou hoje, na Boa Vista, disse esperar que parcerias sejam efectivadas e traduzidas em resultados concretos.

O edil, que considerou este encontro um privilégio, observou ser esta uma oportunidade para se conhecer ‘in loco’ algumas realizações, bem como os principais desafios na ilha, a nível do desporto e da Juventude, mas também de partilha, troca de experiências e aprendizagem.

Por isso, Cláudio Mendonça felicitou o Ministério da Juventude e Desporto pela organização do evento integrado no novo ciclo que se abre no desporto, de reunir anualmente vereadores do sector para partilhar boas práticas, estabelecer parcerias com reforço do diálogo entre instituições, trazendo benefícios para o desporto nacional e para os demais sectores de desenvolvimento do País.

O presidente da CMBV considerou que, devido à pandemia da covid-19, há desafios maiores para o desporto nacional e a necessidade de desenvolver acções conjuntas com as câmaras municipais no sentido de se alavancar este sector, transformá-lo num produto rentável, com mais-valias e capacidade de arrecadação de receitas para reinvestimentos cada vez mais evidentes e reais.

Mendonça reiterou todo o engajamento da edilidade, sintonia e interesse em articular com o ministério e demais municípios, para melhor promoção do Desporto, através da introdução de valores, partilha de ideias, criando condições para atletas, de modo a desenvolver e promover as diferentes modalidades, sempre alinhado nas potencialidades do País.

O autarca relembrou o Fórum do Desporto na Boa Vista realizado no mês de Janeiro em parceria com o Ministério da Juventude e Desporto, através do IDJ, com o objectivo de estabelecer oportunidades de debater temas no sector desportivo.

Qualificar o desporto na Boa Vista, apoiar equipas com escolas de iniciação desportiva, criar a marca da Boa Vista para as “competições náuticas”, discriminar positivamente os clubes com investimentos em infra-estruturas desportivas, investir no desporto adaptado e nas escolas de futebol são propósitos anunciados pelo edil boa-vistense.

Cláudio Mendonça disse que a CMBV pretende, ainda, trabalhar para a integração de portadores de deficiência no desporto, promover a socialização da Lei do Mecenato e outras leis do desporto com envolvimento das empresas, além de apostar formação de clubes escolares.

“Tendo em conta tudo isso, e atendendo às nossas preocupações neste domínio, manifestamos a nossa total disponibilidade em participar dos debates e na concepção de programas e projectos para alavancar o desporto nacional”, garantiu Mendonça.

O IV encontro nacional dos vereadores de Desporto e da Juventude decorre até sábado, 07.

VD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos