Boa Vista: Duas irmãs russas escolheram a ilha para implementar projecto de ensino do ballet clássico

Sal Rei, 29 Abr (Inforpress) – No Dia Internacional da Dança, que hoje se assinala, a Inforpress foi conhecer o “Art Place 2Sisters”, uma escola de dança de duas irmãs de russas, que escolheram Boa Vista para implementar este projecto de ensino do ballet clássico.

Na escola privada de dança “Art Place 2Sisters”, que abriu em Novembro de 2020, na cidade de Sal Rei, as irmãs Tamara Ishmukhametova e Nelli Ishmukhametova transmitem a sua paixão a cerca de 30 crianças.

“A ideia deste projecto surgiu porque vimos que não há muita oportunidade e actividades para as crianças. E sendo que a nossa infância foi muito incrível por causa da dança, quisemos agora dedicar o nosso tempo ao ensino desta arte”, disse Tamara Ishmukhametova, explicando a essência deste projecto, que começa com o ensino básico, é o balé clássico.

Mas este projecto, segundo informou Nelli Ishmukhametova, a primeira a emigrar para Cabo Verde, começou no bairro da Boa Esperança com aulas gratuitas para crianças que não disponham de condições financeiras para custear as aulas.

Tamara Ishmukhametova explicou que aos poucos expandiram o projecto, adquiriram materiais necessários, organizaram os horários e as turmas que actualmente funcionam com cerca de 30 crianças na escola Art Place 2Sisters, situada na cidade de Sal Rei, aberta desde Novembro de 2020.

“O nosso objectivo inicial não foi ganhar dinheiro, porque temos mensalidades baixas por criança”, contou Tamara Ishmukhametova, referindo que Art Place 2Sisters tem um objectivo pedagógico e educacional.

Isto porque, conforme acrescentou Tamara Ishmukhametova, além do ensino da dança, fazem outras actividades com os alunos, indicando, entre outras, exibições de filmes e pequenas conversas sobre determinados assuntos.

Quanto o feedback dos pais, as irmãs russas enalteceram que tem sido positivo, destacando que pessoas lhes parabenizam por este trabalho que junta acrobacia, dança com um carácter mais desportivo, outros estilos e ainda ensino da música, tendo em conta que são também formadas na área musical em “Domrochka”.

“As crianças têm se sentido orgulhosas e tem sido uma experiência incrível. Mas queremos abrir um espaço maior, crescer em termos de números de alunos e professores”, disse Nely Ishmukhametova, informando que já exibiram alguns espetáculos no Centro de Arte e Cultura (CAC).

Ainda sobre outros avanços da Art Palace 2Sisters, Nely Ishmukhametova contou que este ano deram início a um intercâmbio online com uma escola de dança russa, em que fizeram uma partilha online de uma coreografia de funaná, e os alunos da Rússia partilharam também uma dança.

A ideia, segundo avançou, é criar uma conexão entre as crianças destas duas escolas, e demonstrar aos alunos da Art Place 2Sisters que conseguem ver que tem oportunidade de sair para o exterior, bastando ter contactos e sede de conhecer outras línguas e culturas.

As duas irmãs, que começaram a apreender a arte da dança desde infância, formaram-se na Casa de Cultura em Saratov, uma cidade russa e têm larga experiência no mundo da dança, tendo trabalhado na Academia de Dança na Rússia.

VD/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos