Sal Rei, 26 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista vai realizar, nos dias 27 e 28 deste mês, o Fórum de Desporto para dinamizar o sector e incentivar a comunidade desportiva local para participações em provas nacionais e criação de projectos sustentáveis.
A informação foi avançada pelo vereador do Desporto, Abel Ramos, que falava à imprensa sobre o Fórum de Desporto, que tem como lema “Desporto sustentável para uma ilha de campeões”, com um orçamento de mil contos, e que conta com a parceria do Instituto de Desporto e Juventude (IDJ).
Conforme o vereador, o objectivo deste fórum é dinamizar o desporto na ilha, tendo em conta que, segundo o mesmo, Boa Vista já teve boas prestações em provas nacionais, tanto em competições colectivas como individuais, mas que, entretanto, actualmente tem perdido alguma pujança neste sector.
“A câmara municipal vai continuar a apostar e dar mais dinâmica ao desporto na ilha, apoiar os atletas e criar melhores condições de prática de desporto a nível de infra-estruturas e formações a toda a comunidade desportiva local”, garantiu.
O vereador reiterou que o principal foco do fórum será para promover o desporto, tendo em conta que, no seu entender, o desporto boavistense tem perdido dinâmica a nível nacional e tem ficado aquém das expectativas das provas nacionais.
Daí que, o responsável do desporto na ilha ajuntou ainda que o fórum será para motivar os atletas, dotando-os de melhores condições para a participação em competições a nível nacional e elevar, desta forma, o nome da ilha no que diz respeito ao desporto.
Correlacionando o lema do Fórum Desporto Boa Vista 2022, no que diz respeito à sustentabilidade desportiva, Abel Ramos explicou que a autarquia local, enquanto o “principal promotor” do desporto, quer apostar no financiamento aos clubes, principalmente no subsídio que se atribui aos clubes e associações desportivas.
Neste sentido, relembrou que a edilidade apelou desde o ano passado para que os clubes apresentem projectos “mais sustentáveis e mais credíveis”, com orçamento bem detalhado para que a câmara municipal possa desta forma dar maiores contribuições para o desenvolvimento dos seus projectos.
VD/ZS
Inforpress/Fim