Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista/Desporto: CMBV entrega subsídios à associação regional e clubes de futebol federados

Sal Rei, 21 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista entregou hoje à Associação Regional de Futebol da Boa Vista (ARFBV) o subsídio no valor de 80 mil escudos, e aos clubes de futebol federados da ilha 120 mil escudos.

Para a atribuição deste subsídio procedeu-se à assinatura de protocolos entre as partes, em que com esta comparticipação financeira e material para implementação das actividades dos clubes, estes terão a obrigação de apresentar um projecto que contém um plano de actividade para época desportiva 2020/2022, bem como o respectivo orçamento de execução e dos justificativos das despesas por conta da verba disponibilizada.

Para a materialização do presente protocolo, a CMBV vai acompanhar o projecto apresentado pelos clubes, analisar o protocolo a meio percurso, fiscalizar a implementação do mesmo e caso houver incumprimento do segundo o contrato será denunciado.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), Cláudio Mendonça, afirmou que é “com prazer que atribui a modesta verba”, que o autarca espera contribuir para “edificar e valorizar cada clube”.

O edil justificou a adjectivação “modesta”, tendo em conta que considera maior a carência de mais meios financeiros por parte dos clubes.

Por isso, disse estar ciente das responsabilidades de cada clube, ainda por cima, referiu, num contexto que se está a passar, em que cada clube se suporta de acordo com as economias que vão arrecadando.

“Às vezes, as pessoas questionam a atribuição de subsídios mesmo no contexto que passamos, mesmo sabendo que se jogou somente a primeira época. Mas este montante vai ajudar na preparação para que a próxima temporada venha a se abrir em grande”, almejou, reiterando o esforço na habitual atribuição deste apoio para o normal funcionamento dos clubes, ou pelo menos, enfatizou, para colmatar algum défice operacional, nomeadamente nos custos fixos.

Nesta senda, explicou o edil que mesmo neste contexto, quando se pensa que se deve reduzir estas atribuições, a câmara aumentou uma pequena fasquia, que é igual para todos os clubes, e manteve somente a associação com o mesmo montante que, segundo o mesmo, tem outras formas de conseguir outros apoios num contexto mais genérico.
Por outro lado, o presidente da Associação Regional de Futebol da Boa Vista (ARFBV), Carlos Lima, agradeceu o esforço orçamental da CMBV na atribuição deste subsídio à associação e aos restantes clubes.

Conforme este dirigente desportivo, de acordo com conhecimento que tem através dos clubes, este valor será destinado ao pagamento de dívidas, tendo em conta que houve uma redução nos patrocínios pelas empresas que não conseguiram canalizar financiamentos habituais aos clubes, por causa da diminuição de rendimentos das empresas e devido à crise económico-financeira provocada pela covid-19.

“A maioria dos trabalhadores perderam o emprego e os clubes mediante os seus esforços procuram formas de lhes atribuir um subsídio, através da cesta básica ou refeições já confeccionadas”, disse, ao mesmo tempo que espera que estes subsídios venham a ajudar os clubes no contínuo auxílio prestado aos jogadores.

O responsável da ARFBV relembrou que na ilha da Boa Vista, a nível do futebol, houve uma paragem à quarta jornada do campeonato regional da modalidade, e lamenta que apesar de todos os esforços neste sentido não foi possível continuar e concluir a competição.

VD/JMV
Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos