Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Deputados municipais congratulam-se com rescisão do contrato com empresa responsável pela obra do Largo Santa Isabel

Sal Rei, 04 Jun (Inforpress) – Deputados municipais do MPD, PAICV e PP congratulam-se hoje com a decisão da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) que rescindiu o contrato com a empresa responsável pela execução da obra do Largo Santa Isabel. 

Os eleitos municipais fizeram esta apreciação hoje, durante a segunda sessão ordinária da Assembleia Municipal no debate sobre obras municipais em curso na ilha da Boa Vista.  

Cláudio Mendonça disse que a decisão foi tomada devido ao “limite insuportável de incumprimento” por parte da empresa, depois de passados 10 meses sobre o período contratual para executar a obra. 

Segundo o eleito municipal do PAICV, que suporta a câmara, Joel Spencer, as obras do Largo Santa Isabel foram marcadas desde o início por algumas “irregularidades”. Assim sendo enalteceu o esforço que considerou “titânico e ousado” da câmara municipal em rescindir o contrato com a Sogei. 

“Chegado a conclusão que a única forma possível fosse a resolução do contrato com o empreiteiro, e acho que é uma decisão extrema e necessária para que se possa solucionar o problema da obra”, afirmou o deputado, almejando que a câmara siga agora os trâmites legais e exija as devidas indemnizações.

É que o eleito entende que o município foi lesado, pelo que acredita que a câmara terá todo o interesse em seguir de acordo com a lei para solucionar o problema e marcar um novo inicio e conclusão das obras, para a satisfação da população da ilha da Boa Vista.  

“A câmara informou que rescindiu o contrato e concordamos com esta decisão”, disse a deputada do MPD, Elisabete Évora revelando que sob a analise da sua bancada a decisão deveria ter sido tomada há mais tempo.  

A eleita do MPD disse entender que já havia motivos suficientes para analisar e tomar uma decisão sabendo que o empreiteiro não estava a cumprir o contrato.  

Mas para Elisabete Évora, de momento, o mais importante para os boa-vistenses é “andar para frente”, sublinhando que não se deve continuar na “ladainha” de quem é o culpado e de quem deixa de ser o culpado.  

“Neste caso apoiamos a câmara nesta decisão e esperamos que dê continuidade o mais breve possível à requalificação do largo de Santa Isabel, e é isso que o povo de Boa Vista quer, ver um largo bonito e um futuro risonho para a ilha”, pontuou.  

O deputado municipal do Partido Popular (PP), Sergio Corrá, considerou que foi uma decisão politica “forte” e que não foi “fácil” por parte da câmara municipal.  

“Foi criada uma situação onde havia risco que este assunto parasse no tribunal e foi necessário a câmara esperar para resolver o problema. Porque depois de nove meses de uma percentagem de realização da obra abaixo dos 8% não é preciso dizer muita coisa”, considerou.  

Para o eleito do PP, a Sogei falhou e em momento de crise decidiu utilizar de outras formas os fundos que eram destinados à obra do largo de Santa Isabel.  

A mesma fonte salientou que, como presidente da comissão permanente, conseguiu toda a documentação e entrevistar os fiscais da obra, avançando estar na posse de declarações sobre o assunto que o faz estar seguro em afirmar e comprovar que “a fiscalização falhou completamente”.  

“Quando falo sobre quem falhou estou a referir à empresa que ganhou a fiscalização e também o gestor da obra e há um conjunto de vários engenheiros e topógrafos, e todos falharam”, asseverou, considerando que a fiscalização não deu nenhum sinal e devia ter alertado a câmara municipal desde Novembro passado, quando a obra parou.  

No plenário foi aprovado, ainda, por unanimidade, a oficialização da Plataforma para o Desenvolvimento Local e Objectivos 2030 da Boa Vista (PDS), bem como o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Boa Vista (PEMDS).   

VD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos