Boa Vista: Delegação da Educação alerta pais e professores para a importância de avaliação neurológica

Sal Rei, 01 Dez (Inforpress) – A delegação do Ministério da Educação da Boa Vista chamou esta quinta-feira atenção para a necessidade de orientar os pais e professores sobre a importância de fazer diagnóstico de patologias de deficiência.

O alerta foi dado durante uma palestra “A importância da avaliação neurológica, evento organizado pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do liceu da ilha, em parceria com a clínica Laboratórios Tavares, à margem da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se assinala a 03 de Dezembro.

A coordenadora do EMAEI, Nereida Pimentel, justificou a realização do evento com o facto da equipa trabalhar com um número significativo de crianças com hipóteses de necessidade educativa especial.

E para se ter certeza, segundo a mesma, é necessário o diagnóstico de um profissional especialista na área, de que a ilha carece, pelo que contou com a colaboração do Laboratório Tavares, que colocou uma especialista à disposição.

Nereida Pimentel, psicopedagoga, justificou ainda a realização da palestra com a necessidade de sensibilizar professores e pais sobre a importância de se ter conhecimento em assuntos relacionados com necessidades educativas especiais, mais concretamente em termos de patologias de carácter permanente.

Durante a palestra, a neurologista do Hospital Agostinho Neto (HAN) Antónia Fortes manifestou-se satisfeita com a grande adesão das pessoas ao evento.

“Este evento foi bastante pertinente, porque acho que foi esclarecedor, sendo que houve muito interesse por parte dos professores, pais e encarregados de educação, para saber mais sobre patologias neurológicas e de que forma poderão dificultar a aprendizagem”, opinou, sublinhando a importância das informações que foram básicas, mas que poderão fazer diferença nas famílias com patologias neurológicas.

A especialista alertou para a importância de se fazer o despiste para ajudar de certa forma no diagnóstico e seguimento de pessoas com doenças neurológicas.

“Aconselho e recomendo aos pais que procurem ajuda não só de profissionais de saúde e de educação para que as suas crianças sejam incluídas na sociedade”, disse explicando aos presentes o campo de actuação da neurologia, as patologias mais frequentes como epilepsia, hiperatividade, problemas com aprendizagem, dislexia, os principais sintomas e sinais, bem como a medicação.

Segundo frisou a profissional, muitos dos pacientes são doentes crônicos que precisam de acompanhamento multidisciplinar, pelo que procurou demonstrar aos pais e professores presentes sobre os principais cuidados a se ter com crianças com patologias de deficiência, sugerindo mesmo que se mantenham informados sobre estas doenças.

Aos professores recomendou que falem com os outros alunos, informando-os igualmente sobre as doenças de foro neurológico, sobretudo se houver na sala de aulas alunos com patologias relacionadas com deficiência, para que se evite estigmas e preconceitos.

Seguiu-se um debate em que os pais, encarregados de educação e demais presentes colocaram dúvidas sobre o tema, tendo a maioria questionado sobre os sintomas das doenças, e as formas de tratamento, bem como necessidade de se ter um gabinete de apoio e espaço específico na ilha para tratamento, aconselhamento e acolhimento de crianças, jovens e adolescentes com estes tipos de patologias.

A médica neurologista Antónia Fortes procurou responder as perguntas no sentido de esclarecer as principais preocupações dos pais, encarregados de educação e professores presentes na palestra.

A delegada de educação da Boa Vista, Rizandra Gabriel, congratulou-se com a parceria que permitiu a realização do evento, sobretudo com a clínica Tavares Laboratórios, ficando a promessa ainda de se firmar parcerias com entidades públicas, no sentido de realizar consultas aos alunos da ilha com deficiência, dado a dificuldade em se conseguir este desiderato.

VD/JMV

Inforpress/FIM

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos