Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista/Covid-19: Delegacia, DGT e Câmara socializam plano nacional de contingência a operadores turísticos

Sal Rei, 18 Mar (Inforpress) – A Delegacia de Saúde da Boa Vista e Direcção Geral do Turismo de Cabo Verde, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista, socializaram hoje o plano nacional de contingência covid-19, com os operadores turísticos.

Durante a socialização do plano, o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, José Luís Santos, considerou que se está a viver um momento difícil a nível mundial que “felizmente” ainda não atingiu o país.

O autarca disse ainda que é bom pensarmos que Cabo Verde não vai ficar imune a esta pandemia, que, ajuntou, “infelizmente” está afectar o mundo inteiro.

Informou que a autarquia vai fechar todos os jardins infantis, centro de dia para idosos, locais de convívio e romaria, intensificar informação junto da população, através da rádio comunitária.

Distribuir folhetos na rua, nas redes sociais, são entre outras medidas que a câmara está a trabalhar em colaboração com a Delegacia de Saúde da Boa Vista, para que se possa mitigar ao máximo possível a propagação do covid-19, na ilha das dunas em particular, e em Cabo Verde no geral.

O referido plano contextualiza a pandemia, define as responsabilidades aos níveis central e descentralizado, e descreve a organização da resposta, numa perspectiva multissectorial e pluridisciplinar, permitindo uma abordagem que enfatiza o compromisso do Ministério da Saúde.

O plano também aborda a responsabilidade de todos os actores intervenientes, no processo de facilitação de normas e procedimentos para a detecção precoce da entrada da covid-19 no país, de seguimento de viajantes provenientes de países de transmissão activa da doença.

O plano destina-se não só à prevenção e acção dos vários agentes (serviços de saúde, portos, aeroportos, protecção civil), como também à mobilização social, face à pandemia (cuidados pessoais a ter, acesso à informação e blindagem à desinformação).

VD/JMV

Inforpress/FIM

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos