Cidade da Praia, 05 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista realiza hoje uma marcha subordinada ao tema “Diga não à violência contra as crianças” com objectivo de chamar atenção da sociedade para a violência contra menores.
Segundo avançou à Inforpress o técnico social da Câmara Municipal, Derceliano Lopes, a ideia é passar uma mensagem baseada na prevenção contra a violência infantil quer física ou psicológica e ainda fazer com que a sociedade seja mais “clara” em relação a esta problemática.
“Muitas vezes, este tipo de violência passa em silêncio ou é colocado debaixo dos panos pelos próprios familiares”, disse, ressaltando que o objectivo desta acção aborda principalmente esta parte.
“Queremos fazer com que a sociedade acorde, para quando houver este tipo de caso não tenha medo de denunciar”, acrescentou.
A organização tenciona levar às ruas um número significativo de crianças e adultos para participar na marcha, que inicia no bairro de Riba de Alto, passa pela Boa Esperança (Barraca) e termina na praça de Sal Rei.
Além desta actividade, a câmara, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), as escolas do Ensino Básico Integrado (EBI), a Polícia Nacional, o Ministério da Saúde e a Cruz Vermelha, pretende realizar outras acções para celebrar o mês da criança.
Ainda na tarde de hoje, de acordo com a organização, o Centro de Artes e Cultura vai receber o lançamento da obra “Gritos no Silêncio: Pedófila, Abuso Sexual e Sociedade cabo-verdiana”, do psicólogo Jacob Vicente.
Programas radiofónicos com temas como bebidas alcoólicas, crianças e o mundo dos adultos, gala com pequenos cantores, conversa com profissionais que entendem do assunto são outras actividades que vão ser levadas a cabo pela autarquia boa-vistense.
AF/CP
Inforpress/Fim