Boa Vista: Câmara Municipal inaugura Centro de Dia para idosos em Fundo das Figueiras

Sal Rei, 24 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) inaugurou sexta-feira o Centro de dia para Idosos, em Fundo das Figueiras, obra no valor de dois mil contos, que resultou da requalificação do espaço onde funcionava o Centro de Juventude.

A inauguração do Centro do Dia enquadra-se nas festividades de São João Batista, e é uma obra que contou com a parceria do Governo, através Ministério da Família e Inclusão Social, do Projecto Tartaruga Boa Vista (PTBV) e parceiros da comunidade.

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, disse que se trata de uma obra que dá sinal e demonstra a perspetiva da equipa social da autarquia e da própria comunidade local, que recolheu informações para ver como acolher os idosos que antes tinham força produtiva e que deram os seus contributos para a localidade e para a ilha da Boa Vista.

“Este é um lugar de acolhimento onde eles poderão estar para conviver, entreter, comer uma sopa e fazer algo diferente. Isto aconteceu num momento importante das festas de São João Batista, que é a freguesia desta localidade. Por isso, está a acontecer num momento e dia certo”, afirmou, destacando a política da câmara municipal em desenhar projectos para os idosos da ilha.

Cláudio Mendonça verificou que o Centro de Dia servirá também outras comunidades da zona norte e arredores, principalmente as povoações mais próximas, como João Galego e Cabeça das Tarafes.

“Se houver dinheiro poderemos criar também noutras localidades do Norte, mas este centro vai dar resposta para estas três comunidades”, perspectivou o autarca, pedindo a colaboração das pessoas da comunidade, e maior engajamento da delegada para que o espaço funcione na plenitude.

Pois, segundo observou, não vale a pena investir dinheiro para que depois estes espaços não funcionem devidamente.

Segundo o autarca, foi possível concretizar o projeto graças ao envolvimento de todos para que o espaço que era para jovens agora reabilitado passasse a ser o centro de dia para acolher os idosos da zona Norte.

O mesmo ressaltou que a ideia não é retirar os jovens deste espaço que poderão continuar a estar junto com os idosos no centro de dia, mas, entretanto, assegurou ainda que há outros projectos para a juventude a serem desenvolvidos na zona norte.

VD/JMV

Inforpress

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos