Sal Rei, 17 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista depositou hoje uma coroa de flores na campa mortuária de Aristides Pereira, no Fundo das Figueiras, localidade onde há 100 anos nascia o primeiro Presidente da República de Cabo Verde.
A coroa de flores foi depositada no jazigo, onde em 2011 foi sepultado Aristides Pereira, pelas mãos do presidente da Assembleia Municipal e deputado nacional, Walter Évora, e da vereadora da Cultura, Nádia Santos.
Entretanto, antes da cerimónia houve um percurso feito num roteiro praça de Fundo das Figueiras, passando pelo espaço onde existia a primeira casa em que viveu Aristides Pereira, até chegar ao cemitério, onde as crianças presentes entoaram o hino nacional, declamaram frases e proferiram textos biográficos de Aristides Pereira.
Durante o percurso, os eleitos municipais, convidados e população de João Galego que se fizeram presente, os alunos da escola e do jardim da localidade tiveram a oportunidade de ouvir sobre a vida e obra do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, cargo que desempenhou até às primeiras eleições do país, em 1991.
“É um acto simbólico, achamos que não poderia passar em branco esta data importante para o país que é o centenário de Aristides Pereira nosso primeiro Presidente da República, pelo seu contributo de muito valor”, disse a vereadora, salientando que desde muito jovem Aristides Pereira optou pela luta para libertação e construção do país enquanto Estado e nação.
Por ser um homem da casa, boa-vistense e da localidade de Fundo das Figueiras, foram outras razões apontadas pela vereadora para este reconhecimento que o município faz ao filho da terra que muito fez durante o seu percurso enquanto pessoa e político para o desenvolvimento do país que hoje é Cabo Verde.
Além da actividade de hoje a autarquia local tem ainda neste mês outras iniciativas para dar seguimento ao programa de comemoração do centenário do nascimento de Aristides Pereira.
No dia 23 haverá uma conversa aberta intergerações sob o tema “Aristides Pereira, o homem, o político, o estadista” e no dia 24, uma conferência sobre a sua vida e obra, evento onde se fará apresentação do livro “Aristides Pereira – Recordando o homem, edificando a história”.
Natural da Boa Vista, nascido a 17 de Novembro de 1923, Aristides Pereira foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde independente, cargo que ocupou até às eleições democráticas de 1991, as primeiras eleições livres no país.
VD/CP
Inforpress/Fim