Boa Vista: Câmara, associações e ONG reuniram-se com criadores para encontrar soluções para a problemática de cães vadios

Sal Rei, 21 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista, associações e ONG reuniram-se hoje com os criadores de gado da ilha para tentar encontrar uma solução para resolver o problema de cães vadios que estão a acabar com a economia dos criadores de gado.

Após o encontro, o vereador João Mendes explicou que a ideia é encontrar uma solução para a problemática de cães vadios que há vários anos vem afectando a ilha, principalmente os criadores, dizimando os seus gados.

O vereador avançou ainda que a Câmara Municipal da Boa Vista já tem um plano para resolver esta problemática, mas para isso quis ouvir principalmente os criadores de gado, de modo a recolher mais contribuições, tendo em conta que os criadores são os principais prejudicados.

“O plano da câmara municipal passará pelo registo dos animais, das comunidades e também pela castração, juntamente com as associações”, indicou, avançando que outra solução, futura, será a criação de um canil municipal para os cães que não têm dono.

E para resolver a problemática de cães vadios, concretizou o vereador que primeiramente a autarquia local pretende trabalhar com instituições e associações ligadas a esta questão como a Nerina, a comunidade responsável e outras ONG locais da ilha que estão disponíveis para trabalhar conjuntamente com a câmara municipal para levar um plano para os criadores de gado.

Entretanto, o vereador sublinhou que o registo dos animais será outra fase deste plano municipal que se poderá fazer, trabalhado juntamente com os donos dos cães e com os criadores que já identificaram os lugares onde há maior número de cães vadios à solta.

VD/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos