Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Bairro da Boa Esperança conta com primeira escola pública do EBO (c/áudio)

Sal Rei, 15 Nov (Inforpress) – O bairro da Boa Esperança, na ilha da Boa Vista, conta a partir de hoje com a primeira escola pública de Ensino Básico Obrigatório (EBO), inaugurada durante uma cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

A cerimónia de inauguração da escola, que terá capacidade para 600 alunos, iniciou-se com entoação do hino de Cabo Verde, e morna “Boa Vista nha terra”, na voz dos alunos.

Em palavras dirigidas às crianças, pais e encarregados de educação, o primeiro-ministro disse que merecem o “melhor” e que a escola dá resposta em termos de qualidade, proximidade e integração social do bairro da Boa Esperança.

“Aqui neste lugar de facto nasce algo muito importante pelo valor que transporta para o futuro”, afirmou, sublinhando que investir em escolas é o maior investimento que um país pode fazer.

Aos professores, alunos e demais comunidade educativa, o chefe do governo apelou à manutenção e conservação do estabelecimento que custou ao erário público 50 mil contos.

Ulisses Correia e Silva saudou o gesto de solidariedade da comunidade cabo-verdiana emigrada na Holanda, que, através da Associação Amigos do Paul, representada por Maria Teresa Segredo, ofereceu os mobiliários para apetrechar a escola.

No seu discurso, o primeiro-ministro desejou sucessos aos alunos, professores, funcionários, pessoal dirigente e à delegada da Educação, a quem reiterou o apelo ao “bom” uso das instalações.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, considerou o acto “simples”, mas de “extrema importância e significado para a comunidade”.

Na ocasião, o autarca saudou a população do bairro, as crianças, a classe docente, os pais e encarregados da educação e toda a comunidade educativa do agrupamento número 1, que, conforme contou, muito labutaram para que o projeto se tornasse realidade.

O edil da Boa Vista assumiu que é “com satisfação e alegria” que participou na inauguração da infra-estrutura e relembrou que, aquando da última visita do ministro da Educação à ilha, em Abril do corrente ano, tinha prometido que tudo faria para dar início da obra, a par da cedência do terreno, e agilizar a implantação do projeto.

Citando o poeta Fernando Pessoa “Deus Quer, o homem sonha, a obra nasce”, Cláudio Mendonça não escondeu a sua satisfação pelo facto de, volvidos oito meses, já existe a escola do EBO do Bairro de Boa Esperança.

“A educação é, indiscutivelmente, uma área em que mais valias sociais e económicas obtidas justificam todos investimentos financeiros de qualquer Governo, autarquia e outras Instituições públicas e dos próprios pais e encarregados de educação”, afirmou, salientando que a formação constitui prioridade para a autarquia, alinhadas na dinâmica do futuro da ilha, para um crescimento em qualidade e competitividade.

O edil da Boavista julgou ainda ser justo reconhecer que a obra inaugurada vai valorizar o parque educativo e a ilha em geral, por se tratar de um verdadeiro espaço de inclusão socioeducativo e cultural.

Por seu turno, a delegada da Educação da Boa Vista, Risandra Gabriel, exprimiu o seu sentimento sobre a inauguração em três palavras_ alegria, orgulho e gratidão, acreditando serem as emoções de todos presentes na cerimônia.

Segundo a mesma, desde o início se deparou com a necessidade de oferecer à comunidade do bairro e aos profissionais que nela trabalham uma estrutura mais confortável e segura, melhorando cada dia mais a qualidade da educação das crianças.

A delegada pediu aos alunos que cuidem da escola, e aos pais e encarregados de educação agradeceu por acreditarem na instituição, indicando que conta com os seus apoios na instrução dos filhos quanto à preservação do espaço.

VD/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos