Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde sem casos suspeitos de gripe aviária – autoridades

Cidade da Praia, 24 Fev (Inforpress) – O Governo comunicou hoje que Cabo Verde ainda não tem suspeitas de casos da gripe aviária, mas que está a acompanhar a situação e a preparar para a tomada das medidas em caso de aparecimento de qualquer surto.

Este comunicado vem na sequência de um alerta do Centro Regional de Saúde Animal em Bamako – Mali (CRSA) sobre o ressurgimento da gripe aviária altamente patogénica nos países da Africa Ocidental.

As medidas em curso consistem em actualizar o plano de contingência para a prevenção, controlo e luta contra a gripe aviária altamente patogênica com a participação de parceiros, preparar para a activação da Comissão Nacional do Plano de Emergência e reforçar vigilância epidemiológica veterinária a nível da DSP Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

O documento consta que as autoridades irão preparar o laboratório veterinário em meios para possível detecção precoce e rápida dos casos e alertar às delegações do MAA para o reforço da vigilância epidemiológica no terreno e dos serviços de inspecção sanitária a nível da coordenação e fronteiras internacionais, pontos de entrada de mercadorias, a fim de prevenir a entrada da doença.

“Informar e sensibilizar aos diferentes atores no sentido de estarem atentos e notificar sobre quaisquer eventos e rumores que possam surgir, visando uma detecção precoce e resposta rápida”, lê-se no documento.

A Direcção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária apela a todos a manterem as aves domésticas confinadas e informar as autoridades locais e nacionais sobre eventuais ocorrências de doenças e mortalidades anormais e a evitarem contacto direto com aves mortas.

Aconselha ainda o reforço das medidas de biossegurança dentro das instalações avícolas, nomeadamente higiene pessoal e das instalações, desinfecção e isolamento de doentes.

VD/CP 

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos