Boa Vista: Autarca vê Fórum Desporto 2022 como um espaço de recomendações para melhoria da gestão desportiva

Sal Rei, 29 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista realçou a importância do Fórum de Desporto 2022 como um espaço de debate, de troca de experiências, recomendações e propostas para a melhoria da gestão desportiva no município.

Cláudio Mendonça falava, sexta-feira, 28, no encerramento do Fórum Desporto 2022, sobre a importância das recomendações saídas do evento.

Das recomendações do Fórum Desporto 2022, o presidente da CMBV destacou a necessidade de incentivar os clubes para o empreendedorismo, apoiar a equipa com escolas de formação básica, discriminar positivamente os clubes com investimentos em infra-estruturas desportivas e desporto adaptado.

Isenção de licenças comerciais, de construção de espaços entre outros, disponibilizar atempadamente os subsídios, atribuir apoios especiais as equipas locais, disponibilizar lotes para os clubes construírem suas sedes, e demais infra-estruturas geradores de rendimentos, sensibilizar no sentido da integração de pessoas com deficiência, criar infra-estruturas com acessibilidades, foram outros pareceres que mereceram realce do edil boa-vistense.

“Isto é que importa qualificar o nosso desporto”, frisou, enaltecendo as propostas feitas no último painel relativamente aos desportos náuticos e aquáticos.

Para o edil, “agora é hora de trabalhar”, e precisando sobre o que será feito após o fórum, preveniu que todos os agentes desportivos poderão trabalhar e mudar efectivamente o quadro existente para saber o caminho a percorrer que, para tal conta com o apoio do Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), Associações e Federações.

“Foi um momento único neste espaço discutir a problemática do desporto, podemos e devemos aproveitar a oportunidade dos responsáveis máximos do desporto e da juventude e vamos fazê-lo”, garantiu.

Para efectivar a concretização deste plano desportivo para o município, informou que a câmara vai trabalhar organizada numa equipa de gestão, de acompanhamento, e por isso, apelou à integração dos clubes para que, juntos com a edilidade possam inovar e melhor a gestão dos desportos.

Cláudio Mendonça garantiu apoios às associações e aos clubes de forma a materializar os projectos, mas, entretanto, observou também que os clubes terão a responsabilidade de apresentar os planos de actividades, e de orçamento para que a câmara possa organizar a sua actividade orçamental desportiva.

“Haverá uma equipa de seguimento que juntos iremos trabalhar nisto para acompanhamento de todas as recomendações feitas aqui”, indicou, reiterando contar com o apoio do IDJ.

Cláudio Mendonça elencou um conjunto de propostas “exequíveis” apresentadas por Avelino Bonifácio, durante o Fórum que, na sua análise poderão ser concretizadas, demostrando-se aberto para receber todas as recomendações feitas no fórum em prol do desporto e da ilha.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos