Boa Vista: Associação Lar e Residência Sénior Francisco Xavier envia missão médica à ilha

Sal Rei, 12 Mai (Inforpress) – Uma equipa da Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, composta por 11 médicos, encontra-se na Boa Vista para dar respostas às necessidades médicas das populações, em várias especialidades, foi hoje anunciado.

Esta informação foi avançada pelo presidente da Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, Gilson Cabral, que, em declarações à Inforpress, adiantou que a missão médica esteve hoje na localidade de Fundo das Figueiras, onde efetuou consultas a cerca de 90 pessoas.

Anteriormente, conforme a mesma fonte, os médicos especialistas já tinham atendido, na cidade de Sal Rei, 113 pessoasi.

Gilson Cabra explicou que a associação, que trabalha para a promoção da saúde, inclusão social de pessoas idosas e iniciativas especiais, surgiu no âmbito do compromisso da associação que trabalha com a promoção da saúde através de parcerias com uma equipa médica chinesa que se encontra em Cabo Verde.

O presidente desta associação indicou que a escolha da Boa Vista para esta missão se deve à situação de carência da ilha em termos de saúde, o que acabou por motivar esta missão de dois dias.

“Fizemos consultas e pequenas intervenções, sendo que aqui não temos equipamentos e espaços. Trata-se, por exemplo, de pequenas intervenções na área de acupuntura, no tratamento de dor, que é uma área de medicina tradicional chinesa”, disse, especificando que na medicina interna houve algumas avaliações e exames que estão a ser feitos, mas a nível de consultas e pequenos procedimentos.

Em jeito retrospetiva, informou que a primeira consulta aconteceu na segunda-feira, na Delegacia de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), tendo sido efetuadas várias consultas de especialidades na ilha, entre elas, de genecologia, obstetrícia, medicina interna, medicina geral, acupuntura e neurologia, clinica geral.

“A ideia é reforçar a capacidade local de intervenção, saúde comunitária. Sabemos que saúde é algo que se promove com alguma frequência, e este é uma forma de o fazer, indo a outras ilhas, outros lugares, onde se tem menos acesso, mais carência e promover a saúde”, disse.

Para a organização desta missão a Boa Vista, segundo o mesmo, estão envolvidos 11 profissionais de diferentes áreas, incluindo médicos nacionais, para dar respostas mais alargadas à demanda das pessoas que procuram os serviços dos médicos.

Gilson Cabral lamentou, entretanto, o facto de não conseguirem o fazer mais intervenções devido a limitações de equipamentos e espaços, pelo que se teve que focar em consultas e actuação preventiva.

“Com certeza que isso terá de ser feito mais vezes, não assumimos isso como um compromisso, mas tentamos fazer com que sempre seja possível vir fazer alguma coisa, porque organizar evento deste tipo exige uma logística e custos que nós como uma organização sem fins lucrativos não temos, os recursos são escassos”, pontuou, garantindo que a associação pretende regressar mais vezes à ilha com outras equipas e especialidades de outros países que possam colaborar em grupo de missões.

VD/JMV

Inforpress/FIM

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos