Boa Vista: Associação Akunamatata leva projecto “A arte muda a vida” a crianças de Boa Esperança

Sal Rei, Boa Vista, 17 Mai (Inforpress) – A Associação Akunamatata leva “A arte muda a vida” às crianças de 10 aos 14 anos do bairro de Boa Esperança, projecto que nasceu para dar às crianças daquela zona oportunidade de fazer algo artístico principalmente no teatro.

“Sabemos que muitas vezes quando abrimos um espaço, principalmente no Centro de Arte e Cultura ou outros espaços, sempre vem as crianças mais para o centro de Sal Rei e nunca chega a crianças de outros bairros, principalmente do bairro de Boa Esperança”, explicou Irina Fonseca, directora do projecto demonstrando a importância de levar este projecto ao bairro de Boa Esperança.

Irina Fonseca explicou as razões deste projecto que surgiu para trabalhar com crianças, principalmente de Boa Esperança, daí a ousadia de enviá-lo para concorrer ao financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA – Cultura) deste ano, financiado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Para começar, durante a primeira aula teve início com 14 crianças com improviso, e noção do espaço, projecção de voz, e exploração do corpo, começando com o pé demonstrando o que é da sustentabilidade no nosso corpo.

Mas a professora de teatro Irina Fonseca acredita que no próximo ano haverá muito mais, sendo que haverá necessidade de aumentar o número de alunos, a carga horária, mas também ter outras turmas e convidar outras pessoas e mentores do teatro para ministrar aulas.

A mesma observou, entretanto, o facto deste projecto à criança do bairro de Boa Esperança não quer dizer que se está a fazer segregação e que se quer trabalhar somente com meninos do bairro de Boa Esperança ou as da cidade de Sal Rei em separado.

Trata-se, segundo a mesma, de dar às crianças de Boa Esperança oportunidade visto que muitas vezes as crianças do bairro não ficam contempladas por causa da possibilidade de pagar o curso.

Assim, Irina Fonseca referiu que é uma forma de dar oportunidade de fazer arte, principalmente na área do teatro, começando com noções básicas e texto teatral para se ter a noção de como se lê, como se posiciona no palco, como trabalha um personagem.

Segundo Irina Fonseca além do teatro, as crianças terão a oportunidade de fazer um pouco de dança, ministrada pela professora Augustina,  para lhes demonstrar a importância de trabalhar o corpo para que possam saber um pouco de tudo, não somente a parte teatral, mas também se ter a noção de explorar limite e flexibilidade do corpo, bem como a possibilidade de lhes ensinar música dada a sua importância para projectar a voz.

A professora Irina Fonseca espera que os pais venham a ver que o teatro vai ajudar os seus filhos nas suas formas de agir, justificando que, teatro não é simplesmente fazer encenação teatral, mas algo que ensina o respeito mútuo, a autoestima.

“Então para os pais que ainda não matricularam os seus filhos no curso de teatro peço que tragam os seus filhos porque o teatro não é só subir no palco”, sugeriu, fazendo a analogia que, “O teatro muda a vida”, exactamente o nome atribuído ao projecto, sendo que considera que o teatro lhe mudou a sua vida há cinco anos quando começou no teatro.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos