Boa Vista: Ano lectivo arranca na segunda-feira com 3.087 alunos do ensino básico ao secundário

Sal Rei, 16 Set (Inforpress) – A delegada de Educação da Boa Vista informou hoje que estão asseguradas condições de infraestruturas, docentes e manuais, para o início do novo ano lectivo na segunda-feira, num ano em que estão inscritos 3.087 alunos no ensino básico e secundário e 600 no pré-escolar.

“Estivemos durante este final de semana a ultimar os preparativos para podermos arrancar o ano lectivo sem muitos constrangimentos, já na segunda-feira. Na segunda-feira iniciaremos, não propriamente as aulas, mas sim a semana cívica, cujo tema este ano é a ação climática e decorre a nível nacional. Portanto, estas são as actividades que vão preceder o início das aulas propriamente dita, que é a seguir à semana cívica”, informou Risandra Gabriel, que falava sobre os preparativos do ano lectivo na ilha da Boa Vista, que segundo a mesma, vão arrancar na normalidade.

Segundo a responsável, no ensino pré-escolar estão inscritas aproximadamente 600 crianças e no ensino básico e secundário se prevê cerca de 3.087 alunos, que estão subdivididos pelo primeiro ciclo, com 1.116 inscritos, e 1.269 pelo segundo, estando matriculados no ensino secundário aproximadamente 605 alunos.

Risandra Gabriel adiantou que a delegação já tinha recebido até quinta-feira passada 25 professores e que os restantes estão por chegar nestes dias, alguns já estão nas escolas a fazer planificação e os restantes chegarão no início e no final da próxima semana.

Quanto às infraestruturas do ensino, a delegada precisou que há escolas que beneficiaram de reparação e ampliação, como a que está a decorrer em João Galego, obra que está a ser financiada pelo Ministério da Educação, em parceria com o hotel RIU, com conclusão prevista para o mês de Outubro.

Em obras está também a escola de João Galego, mas a delegada da Educação apazigua que os trabalhos não vão afetar o normal funcionamento das aulas.

“A escola secundária terá uma nova entrada neste ano lectivo, que trará muito mais dignidade à escola e mais segurança aos alunos. Na mesma estrutura haverá a reabilitação do pavilhão desportivo que está sendo financiada pelo Instituto de Desporto e Juventude (IDJ)”, informou, destacando ainda melhorias na escola Riba D´olte que beneficiou de pinturas, e reparos a nível da Escola Nova, financiados pela Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) e outros parceiros locais.

Quanto às escolas de Rabil e do Bairro de Boa Esperança, a responsável por educação na ilha explicou que são infra-estruturas novas, construídas recentemente que não vão precisar de reparos, nem manutenção.

Aliás, a mesma assegurou que no que se refere às infraestruturas neste momento na ilha da Boa Vista, pelo menos por enquanto, não há défice neste quesito e que a delegação está a aproveitar o espaço disponível e fazer uma boa gestão.

Sobre os manuais escolares, Risandra Gabriel assegurou que para os alunos do oitavo ano já estão disponíveis e já podem ser encontrados à venda nas papelarias e também nos correios.

Quanto aos manuais do 9º ano, disse que só estarão disponíveis a partir do final do mês de Setembro e que as refeições quentes também serão asseguradas logo no primeiro dia das aulas, visto que há géneros alimentícios disponíveis na ilha.

Risandra Gabriel explicou que as matrículas tardias têm criado constrangimentos e lamenta o facto de os pais deixarem para fazer as matrículas no mês de Setembro.

“As matrículas iniciam-se sempre no final de Junho e Julho, e quando os pais não matriculam as crianças atempadamente, isto nos traz um constrangimento enorme na constituição das turmas”, disse, sublinhando que isto obriga a escola a adaptar os planos e refazer as turmas.

VD/JMV

Inforpress

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos