Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: AGJSBV da início ao projecto para consultas gratuitas e distribuição de óculos

Sal Rei, 13 Jul (Inforpress) – A Associação Grupos Jovens Solidários da Boa Vista (AGJSBV) deu inicio hoje ao projecto “É Bom Ver Demais” para beneficiar pessoas da ilha com consultas de rastreio de ortometria e ortóptica gratuitas e distribuição de 800 óculos.

Segundo o presidente da associação, Lamine Fati, este projecto foi conseguido graças a Lions Internacional, em Itália, que segue os trabalhos da associação nas redes sociais, tendo se disponibilizado para enviar para Cabo Verde 650 óculos graduados e 150 óculos de sol.

“A empresa trabalha com óculos para Africa e para Europa viu a nossa solicitação de ajuda para uma criança que necessitava de óculos, a partir desta publicação nas redes sociais nos contactaram sugerindo alargar esta ajuda com envio de um maior número de óculos”, contou Lamine Fati, indicando que este projecto se insere na colónia de férias que a associação organizou este ano.

E para dar início com este projecto, hoje de manhã, 24 crianças fizeram consultas de rastreio na sede da associação, e a tarde seguiram a clinica Opticália para uma consulta mais permenorizada. Amanhã poderão fazer o levantamento dos óculos graduados ou de sol conforme a necessidade de cada um.

“As crianças escolhem a armação depois vão fazer medição da graduação para adquirir as lentes”, explicou o responsável da associação, informando que este procedimento vai acontecer todos os dias até conseguirem distribuir os óculos.

E para isso, explicou que elaboraram uma agenda com as marcações das consultas para facilitar nos tramites da organização do projecto.

Para o despacho nas alfândegas, sem efectuar quaisquer pagamento, conforme explicou Lamine Fati, contaram com a colaboração da Associação das Crianças Desfavorecidas (Acrides) que os ajudou para que hoje fosse possível o arranque deste projecto.

Em relação as consultas que também estão a ser feitas gratuitamente, Lamine Fati avançou que a AGJSBV estabeleceu uma parceria com a clínica Opticália que se disponibilizou a colaborar para continuarem com as consultas até final do mês de Agosto e concluir a distribuição dos óculos graduados e de sol.

Entretanto, Lamine Fati informou que este projecto não é um exclusivo para as crianças e vai abranger toda a ilha da Boa Vista, sendo que as pessoas de outras localidades já começaram a fazer consultas e a proceder o levantamento dos óculos graduados.

Os idosos, segundo este dirigente associativo, terão oportunidade de a partir de quinta-feira consultarem gratuitamente na clínica Opticália onde serão examinados por um médico que poderá fazer as recomendações necessárias.

VD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos