Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: 4ª edição do Festival Butchada Rabil debruçará sobre o tema seca

Sal Rei, 27 Jul (Inforpress) – A 4ª edição do Festival Butchada na zona de Rabil (Boa Vista) está com dificuldades em conseguir maior número de buchada do que no ano passado devido à falta de cabra, por causa da seca, disse a organização.

Segundo o organizador Nelson Mandela, este ano o festival que acontece no próximo sábado, sob o lema “Kabreres Unidos na Tradição, Bubista nha terra”, vai debruçar sobre o tema “Cabrer”, precisamente para debater sobre a preocupação da seca que assola o país.

Conforme explicou, a organização está com “alguma dificuldade em conseguir butchadas (bucho de cabra) para ultrapassar o número do ano passado, e corresponder a possível demanda que se espera, tendo em conta a dinâmica de adesão de pessoas que este festival ganha a cada ano”.

“Está difícil conseguir butchada devido à escassez de cabra que há devido à seca. Mas até então já temos a garantia de 22 butchadas, uma de diferença do ano passado”, informou o organizador, que se mostrou esperançoso em conseguir até o dia do festival mais butchadas que é um dos pratos típicos da ilha das dunas.

O organizador adiantou ainda que o festival terá uma programação “extensa”, com inicio às 12:00 com animação musical, e durante toda a tarde as pessoas poderão degustar a tradicional catchupa com butchada.

Mas a ementa deste festival gastronómico alargou-se, com a confecção de outros aperitivos como pizza, pastel e rissóis, mas sempre com base na butchada.

“Há muitas pessoas que dizem que não vão porque não gostam de butchada. Mas temos outras atracções para se divertirem. Prometemos proporcionar um ambiente de boa convivência”, disse Nelson Mandela, pedindo adesão de pessoas com a promessa de dinâmicas diferentes.

Entretanto prefere não revelar “as novidades para haver surpresa e mais sucesso entre os que se dirigirem à zona do Rabil, para degustar da variedade dos pratos de butchada que serão confeccionados”.

O prato musical será servido com a banda de suporte UniSom que vai acompanhar Bony Oliveira, Maria Pinto, Gaby Estrela, Debora Oliveira, Viviana Gomes, Vacy Chantre. Sobem ao palco ainda o grupo Extra banda Extra e Khaly Angel, e ainda os Dj Max, Ney Beatz, W, Tchabs, Stenio.

A estes juntam-se outros aperitivos culturais como exposição de objectos antigos, desfile de moda com trajes tradicionais, jogos tradicionais, show de dança tradicional com o grupo Na Boa. Consta ainda deste festival o torneiro de futebol Rabil Golden Botchada Cup.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos