Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Bispo de Santiago completa hoje 70 anos e vai pedir renúncia do cargo aos 75

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O bispo da Diocese de Santiago completa hoje 70 anos de vida e quer deixar o cargo aos 75, de acordo com o direito canónico, mas, diz ele, a decisão cabe ao Papa.

“A gente celebra 18 anos e fica feliz por ter entrado na maioridade e também quando fizer 70 ou 80 anos, se chegar lá, é motivo de dar graças a Deus porque nos deu todo esse tempo para viver”, disse numa entrevista exclusiva ao jornal Terra Nova.

Entretanto, o prelado reconhece que qualquer um “chegando aos 70 a pessoa começa a perceber e a tomar consciência de que já viveu mais de metade dos seus anos e tem que pensar também na fase seguinte”.

Comentando a fase seguinte,  Dom Arlindo disse estar consciente que, chegando a esta idade, lhe restam apenas mais cinco anos como bispo de Santiago de Cabo Verde.

A lei canónica obriga a que os bispos chegados aos 75 anos apresentem ao Papa o seu pedido de renúncia.

“Ficam-me mais cinco anos. Gostaria de realmente deixar a Diocese aos 75 anos mas não depende de mim. A gente faz o pedido como exige o direito mas o Papa é que decide”, observou.

Chegar a esta idade é para o cardeal ocasião de, também, “pedir perdão ao Senhor por todos os erros e falhas na vida”, afirmou.

Dom Arlindo Gomes Furtado nasceu a 4 de Outubro de 1949, na localidade de Figueira das Naus, concelho de Santa Catarina (Santiago).

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos