Cabo Verde Digital promove ‘Hora do Código’ com Dino de Santiago na liderança

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) –  A “Cabo Verde Digital” promove segunda-feira, 14, em parceria com o IBM Z Day e o Code.org, uma sessão da ‘Hora do Código’ sendo o músico e embaixador de Cabo Verde Digital, Dino de Santiago, o líder.

O evento, de acordo com uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, visa assinalar, no dia 14 o Dia Nacional do Código, data cujo desafio foi lançado em 2019 pela Secretaria de Estado de Inovação e Formação Profissional, altura em que o País foi introduzido no mapa da ‘Hora do Código’.

Em 2019, ano em que a data foi assinalada no País pela primeira vez, foi envolvido todas as Web Labs instaladas nas escolas e abrangeu cerca de seis mil alunos, dos 12 aos 17 anos.

Este ano, o ‘Hora do Código’ vai contar com a participação de 50 especialistas do mundo ‘tech’ para falar das tendências e inovações do sector.

A sessão de 2020, de acordo com BIC, foi programada especialmente para a comunidade em Cabo Verde e na diáspora, e proporcionará experiências de aprendizagem imersiva, através de uma aula de algoritmo e programação “LIVE” com o músico e embaixador da “Cabo Verde Digital”, Dino de Santiago.

A intenção é alterar a narrativa de que apenas “pessoas com conhecimentos avançados em computação podem ser cientistas de computador e aprender a programar”.

“Isto é posicionar a ciência da computação como uma arte e a programação como uma forma linguística, visto que estudos indicam que das 13 profissões mais promissoras no futuro, dez exigem conhecimentos em algoritmo e linguagens de programação”, lê-se no documento.

Além de Sino Santiago, o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, participará no evento, que terá uma audiência global de mais de 3.500 participantes, e poderá promover as acções de Cabo Verde neste domínio.

A sessão de Cabo Verde, que permitirá aos participantes um “overview” das tendências e das inovações tecnológicas, e como aprimorar as “tech skills” e descobrir ainda como construir o seu caminho para o IBM Z, será em Português, com tradução para Inglês, e terá lugar às 19:00.

As inscrições para o evento global estarão abertas até o dia do evento, através do endereço https://ibm.biz/ibmzday e poderá ser acompanhado no “LIVE” na página do Facebook da “Cabo Verde Digital” – https://www.facebook.com/caboverdigital/.

As sessões de código com Dino de Santiago serão transmitidas na página do Facebook da Cabo Verde Digital – https://www.facebook.com/caboverdigital/.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos