Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Biblioteca Nacional está a apostar “muito forte” “nas parcerias devido às limitações financeiras e humanas – curadora

 

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – A curadora da Biblioteca Nacional (BN), Fátima Fernandes, disse hoje, na Cidade da Praia, que a instituição está a apostar “muito forte” nas parcerias devido às limitações financeiras e humanas.

Em declarações à imprensa, momentos antes da assinatura de um protocolo institucional com a Universidade Jean Piaget, Fátima Fernandes considerou que a BN tem desenvolvido projectos “interessantes” através dos parceiros.

“Temos estado a investir nesta parte, para além de uma avaliação interna que é acompanhada por medidas pontuais para resolver as lacunas da Biblioteca Nacional”, acrescentou

Para Fátima Fernandes, interessa à BN e aos parceiros, a necessidade de contribuir para a preservação do espólio literário, que, segundo a responsável, traduzirá na consecução de programas e aplicativos que visam dar mais visibilidades aos autores cabo-verdianos.

“Nós não conseguimos fazer isso com uma equipa interna e um parceiro como uma universidade nos pode oferecer possibilidade de conceber, orçamentar e viabilizara este projecto, a partir dos seus próprios recursos”, explicou.

Em relação ao protocolo assinado com a Jean Piaget, esclareceu que tem como objectivo estabelecer uma relação de parceria e cooperação no âmbito da investigação, troca de conhecimentos e recepção de estagiários.

“Esses estágios curriculares acontecem na BN e absorvem formandos de diversos cursos em diferentes domínios da Jean Piaget e em seguida há uma preocupação de testar a qualidade das formações nacionais”, clarificou.

Com assinatura desse protocolo, segundo a curadora, a BN pode igualmente encomendar à Uni-Piaget algumas formações que venham ao encontro de projectos futuros da instituição, num quadro muito mais largado.

Por sua vez, o reitor da Universidade Jean Piaget, Jozef Szymaniak, disse que essa parceria resulta de algumas experiências feitas com a realização de outros projectos, apontando uma exposição literária realizada pelas duas instituições.

Jozef Szymaniak considerou que a Biblioteca Nacional é uma instituição onde os alunos da Uni-Piaget podem desenvolver os seus trabalhos com muita qualidade e com uma supervisão garantida

Fátima Fernandes tomou posse no passado mês de Fevereiro como curadora da Biblioteca Nacional, substituindo Joaquim Morais.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos