Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

BCV reúne-se com empresas seguradoras e instituições afins para partilhar propostas de legislação e regulamentação

 

Cidade da Praia, 20 Mai (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) realiza, na terça-feira, 23, na Cidade da Praia, um encontro com as empresas seguradoras e instituições afins, com o objectivo de partilhar as principais propostas em termos de legislação e regulamentação.

De acordo com uma nota de imprensa do BCV, o encontro visa igualmente auscultar as preocupações das entidades supervisionadas e procurar as melhores soluções para a garantia da estabilidade do sistema financeiro cabo-verdiano.

O encontro inicia com a realização de uma conferência visando apresentação de temas: “A supervisão baseada no risco no contexto do sector segurador e os desafios actuais para o sector segurador”, no período da manhã.

A tarde realiza-se uma mesa redonda restrita ao Banco de Cabo Verde e aos responsáveis das instituições seguradoras para debater sobre o sector, refere a mesma fonte.

Os temas da conferência são apresentados pelo presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões de Portugal (ASF), José Figueiredo Almaça e pelo director de Supervisão Comportamental e Relações Institucionais da ASF, Mário Ribeiro.

A abertura da conferência é presidida pelo ministro das Finanças, Olavo Correia e o encerramento pelo governador do Banco de Cabo Verde, João Serra.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de um protocolo de cooperação e assistência técnica entre o Banco de Cabo Verde e a Autoridade Portuguesa de Supervisão do Sector Segurador e Fundos de Pensões assinado em 2012.

O protocolo incide sobre três áreas principais: intercâmbio de informações, formação profissional e assistência técnica visando a intensificação da cooperação bilateral mediante o desenvolvimento de ações que contribuam para um desenvolvimento equilibrado do setor dos seguros.

Dados do BCV revelam que os resultados do sector segurador em Cabo Verde no ano de 2016 foram positivos, mas inferiores em 36,7 por cento em relação ao registado no mesmo período do ano anterior, justificado, sobretudo, por aumento da provisão para prémios não adquiridos decorrente de ajustes na metodologia de apuramento dos valores.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos