Bastonário dos médicos defende necessidade de realização de mais eventos sobre a temática saúde

Santa Maria, 02 Dez (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos defendeu hoje, no Sal, onde decorre o I congresso do Hospital Regional Ramiro Figueira e I Jornada Científica da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos, a realização de mais eventos sobre a temática saúde.

Danielson Veiga lançou este desafio no acto de abertura do evento que decorrerá até sábado num dos hotéis da cidade de Santa Maria, sob o lema “Investir na saúde, contribuir para um turismo sustentável”.

“É necessário organizar e participar mais em eventos e temas sobre a saúde, em conferências, congressos, jornadas, simpósios e sessões clínicas, apostar mais em debate sobre a legislação em saúde, opinar e sugerir”, precisou.

Ao fazer essa leitura, a mesma fonte compreende que este reconhecimento deve ser feito apostando na melhoria contínua das capacidades técnicas dos profissionais de saúde, investindo na criação de mais e melhores serviços de saúde tanto no público como no privado.

“E uma relação regulada e bem supervisionada entre estes dois sectores de saúde, assente num sistema de seguro de saúde eficiente e competitivo, já foi provada há décadas”, frisou o bastonário, admitindo que já existe uma proposta de lei sobre a parceria público-privada em estudo.

Porém, disse que continua sendo “um entrave ao desenvolvimento de ambos os sectores, e uma via eficaz de poupança ao Estado, de promoção do investimento no privado, de qualificação e capacitação dos técnicos de saúde em Cabo Verde”.

Danielson Veiga espera que este I Congresso do Hospital Ramiro Figueira com “forte suporte” da Jornada Científica da OMC, venha a ser uma referência nacional e um “orgulho” a todos quantos se predispuseram em vir ao Sal dar esse “contributo valioso” ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), à saúde da população e dos turistas que procuram a ilha.

“Esperamos que dele saiam contributos importantes a todos os médicos cabo-verdianos, aos responsáveis da saúde líderes políticos e das comunidades civis.

A realização deste evento resulta de uma parceria entre o Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira, e a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, visando criar um espaço de debate sobre os desafios para a prestação de cuidados de saúde numa ilha com características específicas.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos