Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), Marcília Fernandes, defendeu hoje a necessidade de se integrar os farmacêuticos em equipa multidisciplinar de saúde, sobretudo no sector público onde a actuação “é ainda muito fraca”.
Marcília Fernandes fez estas afirmações à margem da mesa redonda sobre “Caminhos para o fortalecimento dos sistemas de saúde”, promovida pela Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, no âmbito do Dia Mundial dos Farmacêuticos, assinalado hoje, este ano sobre o tema “Farmácia: Fortalecendo os sistemas de saúde”.
Esta responsável explicou que em Cabo Verde não há uma absorção dos farmacêuticos que se vão formando, o que acaba por constituir um ponto fraco na classe.
Neste sentido, a bastonária, assegurou que a instituição que dirige está a trabalhar principalmente na integração dos farmacêuticos em equipa multidisciplinar de saúde, sobretudo para o sector público onde não existe ainda uma expressão marcante dos farmacêuticos.
Marcília Fernandes considerou que em Cabo Verde o sector farmacêutico é ainda bastante fechado, ou seja, é o único sector económico que não há liberalização de aberturas de novas farmácias, o que tem dificultado mais empreendedores a se estabelecerem.
“Acreditamos que poderíamos ter um mercado mais aberto de forma até a estimular os jovens farmacêuticos que vão integrando no mercado de trabalho, que ainda é limitado, porque o sector privado não consegue absorver todos e o público também não está preparado para absorver farmacêuticos”, disse.
Por outro lado, acrescentou ainda que a nível da atenção primária em saúde não se encontram farmacêuticos.
Em relação ao encontro, Marcília Fernandes considerou que o tema é “bastante oportuno” tendo em conta que é necessário promover um debate sobre os melhores caminhos para atingir um sistema de saúde adequado e equitativo.
O evento, que reúne profissionais farmacêuticos e técnicos de farmácia que actuam em Cabo Verde visa também desafiar esses profissionais para uma reflexão sobre a temática e promover um debate sobre os desafios e conquistas da profissão, bem como a importância do farmacêutico para o fortalecimento dos sistemas de saúde.
O Dia Mundial dos Farmacêuticos foi instituído pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP-International Pharmaceutical Federation), e tem por objectivo promover a profissão farmacêutica no mundo e proporcionar a união dos profissionais das diversas áreas de actividade.
Sobre o tema “Farmácia: Fortalecendo os sistemas de saúde”, a ideia é destacar a contribuição da profissão farmacêutica para o fortalecimento dos sistemas de saúde, aumentando a conscientização dos farmacêuticos como uma “solução inteligente”, uma vez que a farmácia é essencial para o acesso à saúde e para uma cadeia de abastecimento segura e o uso responsável dos medicamentos.
O encontro contou também com a participação de representantes da Ordem dos Médicos de Cabo Verde e da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde.
AV/CP
Inforpress/Fim